Poder e Cotidiano em Sergipe
Vereador quer CPI para analisar verbas repassadas a hospitais filantrópicos 17 de Novembro 18H:07
SERVIÇO | Por Max Augusto

Vereador quer CPI para analisar verbas repassadas a hospitais filantrópicos

O vereador Isac Silveira (PCdoB) informou que pedirá à Câmara, na próxima terça-feira, que seja instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito -CPI , para apurar o repasse de verbas por parte do Poder Público municipal e estadual a hospitais filantrópicos da Capital.

Há mais de uma semana, meios de comunicação divulgaram, mais uma vez, que o Hospital de Cirurgia havia suspendido os atendimentos aos pacientes do SUS por falta de repasse da Prefeitura.

Segundo a administração do hospital, a dívida ultrapassava milhões de reais, devido ao acúmulo dos repasses do ano passado e deste ano.

Por esta falta de repasse, servidores não estavam sendo pagos e vinham paralisando as atividades.

Outras duas unidades de saúde também alegaram dívidas da Prefeitura e anunciaram que as portas também poderiam fechar caso faltasse insumo para realizar atendimento à população.

É uma questão de calamidade e quem sofre é a população. Eu acredito que o Ministério Púbico também já deva estar apurando. Vidas podem ser perdidas, como já está acontecendo, com a briga entre a direção do Hospital de Cirurgia, Governo do Estado e a Prefeitura. Ninguém tá vendo que o número de óbitos aumentou?”, indagou Isac Silveira.

Durante entrevistas às emissoras de comunicação do estado, o diretor administrativo e financeiro do Hospital de Cirurgia informou que o perfil dos pacientes que precisam do hospital é grave, e que necessitam de cirurgias de alta complexidade que não podem esperar.

Segundo ele, uma lista com mais de seiscentos pacientes internados ou não aguardam por um procedimento cirúrgico. E que um boletim de ocorrência assistencial foi feito na polícia.

“Precisamos parar para avaliar esta situação do convênio entre o Cirurgia, a Prefeitura e a União. Porque a Prefeitura alega que o Cirurgia antes de executar o serviço já recebe a parcela da União? São tantos questionamentos, tantas dificuldades, que a gente vai ter que se debruçar no assunto, pedir assessoria para a Câmara, fazer auditoria nas contas, ver quais são as partes que não estão cumprindo. Esse B.O. que o diretor fez por si só já é elemento para abrir uma CPI”, relatou o parlamentar.

*Com informações da Ascom/Vereador Isac

Foto: Gilton Rosas/CMA

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.