Poder e Cotidiano em Sergipe
Vereador apresenta PL que cria Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Obesidade 28 de Maio 18H:14

Vereador apresenta PL que cria Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Obesidade

“A obesidade é uma preocupação mundial e, no Brasil, de acordo com sucessivas pesquisas, cresce num ritmo preocupante, em especial entre os homens. É uma luta para se perder peso, eu mesmo estou vivenciando esse desafio e, desde que tomei consciência das consequências do sobrepeso, já consegui perder treze quilos com dieta balanceada e atividade física”, iniciou assim seu pronunciamento o vereador Max Prejuízo (PSB) durante o Pequeno Expediente na Câmara Municipal de Aracaju (CMA), onde apresentou o Projeto de Lei 75/2014 que dispõe sobre a criação, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Aracaju, da Semana de Conscientização, Prevenção e Combate à Obesidade, a ser realizada na primeira semana do mês de setembro.



De acordo com o PL proposto pelo vereador, na Semana Municipal para Conscientização, Prevenção e Combate à Obesidade serão realizadas atividades tendentes a esclarecer a comunidade quanto às causas da doença, promover a integração das pessoas com obesidade em todos os níveis sociais, promover campanha educativa visando à prevenção e à conscientização quanto à problemática da pessoa obesa e o intercâmbio de informações com a comunidade, visando soluções efetivas para as dificuldades das pessoas obesas. Seminários, aulas, palestras, filmes, concursos, cartazes e outras atividades similares que venham a ser definidas como prioritárias.
 

“É preciso esclarecer aos jovens os problemas de saúde causados pelo excesso de peso e da necessidade da prática de exercícios ou algum esporte como forma de prevenção. Além de se constituir em problema pelos riscos à saúde como doenças do coração, hipertensão e diabetes , o sobrepeso é causado por uma alimentação rica em calorias e nada saudável”, disse Max Prejuízo defendendo a aprovação do seu Projeto de Lei.
.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) divulgada em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em todas as regiões do país, em todas as faixas etárias e em todas as faixas de renda aumentou contínua e substancialmente o percentual de pessoas com excesso de peso e obesas. O sobrepeso atinge mais de 30% das crianças entre 5 e 9 anos de idade, cerca de 20% da população entre 10 e 19 anos e nada menos que 48% das mulheres e 50,1% dos homens acima de 20 anos. Entre os 20% mais ricos, o excesso de peso chega a 61,8% na população de mais de 20 anos. Também nesse grupo concentra-se o maior percentual de obesos: 16,9%.

 
“Os danos causados pela má alimentação na infância são bem conhecidos, e sua repercussão, em grande parte, apenas será notada na idade adulta, embora a obesidade e o diabetes nas crianças sejam um fato. Precisamos tratar a prevenção do diabetes como caso de saúde pública”, disse o vereador Max Prejuízo.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.