Poder e Cotidiano em Sergipe
Valadares Filho está preocupado com a recessão econômica 13 de Março 8H:18

Valadares Filho está preocupado com a recessão econômica

O deputado Valadares Filho (PSB-SE), em pronunciamento na tribuna da Câmara, manifestou preocupação em relação ao baixo crescimento da economia brasileira e destacou os efeitos danosos que esse baixo desempenho das atividades produtivas pode provocar. Segundo o deputado, os mais pobres ficam mais pobres e a classe média vem assistindo sua renda cair.

 

“O resultado dessa combinação perversa são o desemprego e a alta taxa de juros: com isso, o consumo das famílias diminuiu 4,2%, em 2016; e já havia caído em 2015, em 3,9%”, ressaltou o parlamentar.

 

O deputado do PSB de Sergipe, pronunciou-se motivado pelo fato de o PIB per capita haver caído 9,1%, de 2014 aos dias de hoje, de acordo com o IBGE. Os dados oficiais também apontam que o índice de desemprego é mais elevado do que aquele observado nos anos 1990.

 

“Nesse começo de 2017, são 12,3 milhões de desempregados; o equivalente à população da cidade de São Paulo; ou o correspondente a quase seis vezes a população de Sergipe. O número de desempregados é 36% maior do que o observado no final de 2015, quando eram nove milhões os brasileiros sem emprego. E na comparação com os três últimos meses de 2014, no começo da crise, o desemprego quase dobrou, desde então”.

 

Valadares Filho ressaltou que os segmentos mais empobrecidos e vulneráveis da população são os mais atingidos desfavoravelmente pelo curso atual da política econômica. “Os mais prejudicados são os mais pobres, a curto prazo e, a médio prazo, a crise também afeta a classe média em função da perda de emprego”.

 

Valadares Filho cobra do Poder Executivo medidas para colocar um fim à recessão e diz que é hora de o “Presidente Michel Temer responder a esse desafio com a força proporcional à dimensão da crise”. O parlamentar também destacou que, com a inflação já em queda, “os juros precisam baixar e serem adotadas de imediato outras medidas para a retomada do crescimento econômico”.

 

Assessoria

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.