Poder e Cotidiano em Sergipe
Valadares Filho destaca alto índice de desemprego em Sergipe 10 de Maio 8H:10
PODER

Valadares Filho destaca alto índice de desemprego em Sergipe

O alto índice de desemprego no Brasil e, em especial em Sergipe, foi o assunto que levou o deputado Valadares Filho (PSB-SE) à tribuna da Câmara, nesta semana.

O deputado destacou que, em Sergipe como um todo, a taxa de desemprego fechou o ano de 2017 em 13,4%. Já em Aracaju, no segundo trimestre de 2017, a taxa foi de 16,0%. “Isto é, taxa bem superior à nacional”, destacou o parlamentar.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), no primeiro trimestre de 2018, o desemprego no Brasil atingiu o patamar de 13,1%, com o triste registro de 13,7 milhões de desempregados.

Nestes três primeiros meses do ano, houve redução de mais de um milhão de postos de trabalho – 327 mil na indústria; 389 mil na construção e 396 mil vagas no comércio.

“Esses dados mostram que nem o governo federal nem o governo estadual estão adotando medidas eficazes de combate ao desemprego”, ressaltou.

Para o deputado, é dever do Poder Executivo buscar reverter essas taxas, reativando a economia, propiciando mais condições de empregabilidade. “Infelizmente, não é isso o que vem ocorrendo no Brasil e, muito menos, no Estado de Sergipe”, lamenta.

Valadares Filho também falou do fracasso da reforma trabalhista em criar postos de trabalho. Destacou que o argumento do governo federal para aprovação da reforma trabalhista, em vigor desde novembro de 2017, era o de que as excessivas amarras da CLT inibiam o emprego.

Mas não é isso que vem ocorrendo, disse Valadares Filho, que votou contra a aprovação da reforma trabalhista. Desde então, o parlamentar já sabia que as medidas propostas na reforma não iriam propiciar a criação de novos postos de trabalho, mas tornar ainda mais precárias as relações de trabalho.

O que vem ocorrendo na prática é o aumento da informalidade. É a primeira vez na história que o número de trabalhadores sem carteira assinada superou o conjunto de empregados formais”, destacou.

Segundo o IBGE, em dezembro de 2017, o número de trabalhadores informais foi de 34,2 milhões, superando o contingente formal, que somava 33,3 milhões. Ao mesmo tempo, o total de trabalhadores sem registro em carteira cresceu 5,7% no mesmo período.

*Com informações da Assessoria do parlamentar

Foto: Ascom/Valadares Filho

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.