Poder e Cotidiano em Sergipe
UNIMED Sergipe é proibida de limitar a realização de exames na rede credenciada 25 de Abril 18H:30

UNIMED Sergipe é proibida de limitar a realização de exames na rede credenciada

Uma decisão liminar em Ação Coletiva de Consumo, ajuizada pela Promotora de Justiça Dra. Euza Missano, determina: a UNIMED Sergipe deve “abster-se em promover quantificação limitativa de exames nas clínicas e nos hospitais credenciados”. A demanda surgiu a partir de várias reclamações formalizadas junto à Ouvidoria do Ministério Público.
Diante das constantes denúncias levadas a efeito por usuários do serviço, foram instaurados os Procedimentos Administrativos de números 10.13.01.0335 e 10.14.01.0075. O objetivo foi apurar o estabelecimento de cotas, por parte da operadora, limitando a quantidade de exames a serem realizados. De acordo com o que foi apurado, as empresas da rede conveniada receberam comunicados da UNIMED Sergipe tratando sobre a “redefinição do modelo de compra dos serviços”. O credenciamento passou a ser estabelecido “mediante quantificação dos exames a serem mensalmente realizados, conforme tabela anexa”. Um dos prestadores, por exemplo, passou a oferecer apenas 170 procedimentos de densitometria óssea por mês. Isso causou dificuldades aos usurários, que passaram a esperar até 90 dias por exames de imagem como ultrassonografias. Confira abaixo, um trecho da decisão judicial:

“Observa-se do conteúdo da assentada que exames de imagem de menor complexidade (ultrassonografia) demandam até 03 meses para a realização. Destacou ainda que não sendo respeitado o limite máximo do número de exames, a clínica ou hospital credenciados ao plano demandado ficam sem a contraprestação do serviço/pagamento, demonstrando-se que a restrição de exames é medida impositiva (…), atingindo diretamente o consumidor, o qual se vê privado na execução do contrato de prestação de serviço e com prejuízo que poderá causar-lhe danos de difícil reparação, quiçá irreversível com ofensa à saúde, à vida e à dignidade”.

Numa audiência extrajudicial, a própria UNIMED reconheceu que passou a adotar política diferenciada para a realização de determinados exames. Segundo Dra. Euza Missano, isso viola dispositivos da Resolução 259/2011 da Agência Nacional de Saúde – ANS.

Em outro trecho da Decisão, a Magistrada expressa o entendimento de que a conduta “representa uma real negativa de atendimento, especialmente quando a estrutura interna da UNIMED Sergipe não comporta a demanda de todos os seus clientes para a realização de exames em tempo hábil, célere e no lapso temporal legal”.

O descumprimento da Ordem Judicial pode resultar em multa fixa no valor de R$ 500,00 por exame limitado, sem prejuízo de outras medidas cabíveis. Clique aqui e veja, na íntegra os dispositivos da decisão.

Fonte: MPE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.