Poder e Cotidiano em Sergipe
Unidades de Saúde de Aracaju disponibilizam a Pílula do Dia Seguinte 6 de Julho 11H:59

Unidades de Saúde de Aracaju disponibilizam a Pílula do Dia Seguinte

Preocupada com as possíveis gravidezes indesejadas, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) disponibiliza nas suas 44 Unidades de Saúde da Família (USFs) a Pílula do Dia Seguinte (PDS) para as usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Porém, é importante ressaltar que ela é indicada somente para alguns casos: quando ocorre ruptura do preservativo durante a relação sexual, por exemplo, em caso de estupro, em situações de relação sexual desprotegida ou quando a mulher esquece de tomar a pílula anticoncepcional durante dois ou três dias.

 

A coordenadora do Programa da Saúde da Mulher da SMS, Cristiani Ludmila, explica que a PDS é um contraceptivo de emergência, que não deve ser utilizado constantemente, já que ele tem uma grande quantidade de hormônios.


“A pílula é indicada para algumas situações, mas é importante frisar que a mulher não deve tomar a PDS livremente e nem utilizá-la com frequência. É somente em casos de emergência mesmo. Tanto que, para ter acesso à pílula na Rede de Atenção Básica, a usuária deve ir à unidade de saúde mais próxima e conversar com um enfermeiro ou médico para que ele possa lhe dar orientações e prescrever o medicamento. Esse cuidado é necessário porque a pílula tem uma quantidade enorme de hormônios e pode gerar efeitos colaterais”, conta.

 

Além disso, Cristiani ressalta que a PDS deve ser tomada até 72h após a relação sexual. “A pílula deve ser tomada o mais rápido possível para que ela tenha mais chances de fazer efeito e impeça a gravidez indesejada. O ideal é tomar até 72h após a relação sexual. No entanto, ela não é 100% segura e há falhas em aproximadamente 15% dos casos e algumas mulheres acabam engravidando”, disse. De acordo com especialistas, apesar de não ser abortiva, ela deve ser utilizada apenas uma vez por ano.

 

Acompanhamento médico
Embora haja a possibilidade de evitar a gravidez indesejada com a Pílula do Dia Seguinte, é imprescindível que a mulher que tem uma vida sexual ativa procure um ginecologista para que o profissional possa recomendar um método contraceptivo adequado.

 

“A pílula é para casos de emergência. Sendo assim, orientamos que a mulher que tem relações sexuais procure um profissional para receber acompanhamento médico e fazer uso de um método contraceptivo adequado. Inclusive, nas unidades de saúde disponibilizamos anticoncepcionais e a inserção do DIU (Dispositivo Intra-Uterino), mas é importante lembrar também que, independente de métodos, o uso do preservativo é fundamental para se proteger contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”, conclui Cristiani.

 

A vendedora Priscila dos Santos, por exemplo, é uma das que já fizeram uso da PDS. Mas ela conta que, depois da experiência, ela está mais atenta e toma de maneira correta o anticoncepcional que foi recomendado pelo seu ginecologista.

 

“Certa vez tive relações com meu namorado e não usamos preservativo e na época eu não estava usando nenhum anticoncepcional. Então fui à uma unidade de saúde e peguei a pílula do dia seguinte. Depois disso, fiquei mais atenta e, agora, tomo certinho um contraceptivo”, afirma.

 

Efeitos colaterais
Os principais efeitos colaterais que a pílula de emergência pode causar são: náuseas e vômito, dor de cabeça, cansaço, sangramento fora do período menstrual, hipersensibilidade nos seios, dor abdominal, diarreia e alteração no ciclo menstrual.

 

SMS

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.