Poder e Cotidiano em Sergipe
Tribunal de Justiça julga ação da OAB sobre o IPTU nesta quarta, 22 20 de Novembro 18H:12
SERVIÇO

Tribunal de Justiça julga ação da OAB sobre o IPTU nesta quarta, 22

O pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) volta a julgar nesta quarta-feira, 22, a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil em Sergipe.

O mérito da ação é contra a Lei Complementar Municipal n°145/14, que estabeleceu o aumento da taxa do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em Aracaju.

Há dois anos tramitam no TJ/SE quatro ações diretas de inconstitucionalidade em face da lei municipal que majorou o valor do IPTU, com previsão de acréscimo paulatino até o ano de 2022.

A OAB/SE é autora de uma delas e tem cobrado junto ao Tribunal o julgamento definitivo das ações.

No mês de maio, o presidente da OAB em Sergipe, Henri Clay Andrade, reafirmou, em sustentação oral no TJ/SE, que a referida lei municipal fere princípios constitucionais basilares e tributários, como o princípio da razoabilidade e da capacidade contributiva.

Após a análise das ações judiciais, o desembargador Alberto Romeu Gouveia Leite, relator do processo, considerou procedentes as ações somente em relação ao teto de um acréscimo do IPTU previsto na lei.

Devido ao pedido de vistas por parte de um dos desembargadores, o julgamento estava suspenso no TJ/SE e apenas agora, seis meses depois, volta à pauta para ser julgado pelo pleno do Tribunal.

*Com informações da OAB/SE

Foto: Ascom/OAB

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.