Poder e Cotidiano em Sergipe
Transparência: Ministério Público de Sergipe é o 4º melhor do país 15 de Agosto 17H:39

Transparência: Ministério Público de Sergipe é o 4º melhor do país

O Portal da Transparência do Ministério Público de Sergipe foi considerado pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) o 4º melhor do Brasil.

 

A Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) publicou no “Transparentômetro” do CNMP uma tabela de classificação com a porcentagem alcançada por cada MP.



Além do quarto lugar, o MP de Sergipe está incluído naqueles classificados com a cor verde, de quem ficou com desempenho “excelente”, tendo em vista ter atendido entre 95% e 100% dos mais de 250 itens utilizados para o ranking da transparência, e continua crescendo, anualmente, no trabalho realizado no seu portal. Ou seja, na avaliação anterior, o MP de Sergipe havia cumprido 99,06 das exigências e mostrou, este ano, um crescimento relevante ao atingir a marca de 99,53%.

 

A CCAF realiza, trimestralmente, um monitoramento nos sites das Unidades Ministeriais, no intuito de verificar o fiel cumprimento das Resoluções CNMP nº 86/12 e 89/12, que dão aplicabilidade à transparência, instituída pela Lei 12.527/11- Lei de Acesso à Informação (LAI), no âmbito do Ministério Público. Com o resultado desse trabalho, chega-se ao ranking onde consta a classificação dos MPs quanto ao percentual de itens atendidos ou não atendidos.



O Procurador-Geral de Justiça, José Rony Silva Almeida, ficou muito satisfeito com o reconhecimento dado ao Portal de Transparência do MP Sergipano.

 

“É um trabalho feito por uma equipe comprometida e dedicada”, disse o PGJ, ao parabenizar membros e servidores do órgão Ministerial que contribuem para a brilhante execução do Portal e sua merecida classificação.

 


O Portal da Transparência é uma ferramenta de acesso às informações sobre a gestão administrativa. Por meio dessa comunicação direta, o cidadão pode fiscalizar a utilização de bens e recursos públicos, analisar os gastos e sugerir mudanças de rumos.



Além de conter informações sobre a execução orçamentária, financeira e administrativa, as licitações e contratos administrativos e a gestão de pessoas, o Portal do MP de Sergipe também disponibiliza outras consultas: Planejamento Estratégico (finalidades e objetivos institucionais); Contato (endereços das unidades e telefones); Contracheque (remuneração de todos os membros e servidores); Atividade-fim (consultas de processos, recomendações, atas de audiências); o Serviço de Informação ao Cidadão – SIC (normatizado pelas Portarias MPSE n° 1549/15 e 1.550/15), entre outros.



A equipe Ministerial envolvida na execução e manutenção do Portal da Transparência é unânime em afirmar que, é esperado por todos, que a cada ano, o MP de Sergipe venha a melhorar sua classificação, já que o trabalho para aperfeiçoar as informações do Portal, não para nunca.

 

MPE

Foto: André Moreira

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.