Poder e Cotidiano em Sergipe
30 de Maio 8H:55

"Teremos 9 a 12 partidos conosco”, afirma Amorim

 

Nesta entrevista ao BLOG DO MAX/JORNAL DA CIDADE o senador Eduardo Amorim (PSC) não confirma sua pré-candidatura à Prefeitura de Aracaju – mas diz que seu nome está à disposição e que seu grupo não possui um “Plano B”, apenas o “Plano A”, de apresentar candidatura. Ele afirma que sua base marchará com nove a doze partidos e terá mais de 120 candidatos a vereador.

 

Ele ainda criticou o prefeito João Alves (DEM), avaliando que ele não conseguirá cumprir suas principais promessas até o fim do ano. Confira a conversa.

 

BLOG DO MAX - O senhor já decidiu se irá disputar a Prefeitura de Aracaju? Quando haverá essa definição?
Eduardo Amorim – Já coloquei o meu nome à disposição e, com toda certeza, em meados de junho, já estaremos com tudo definido.

 

BM- O que falta para que essa definição seja tomada? O que está sendo analisado?
EA - Apenas alguns diálogos. Buscamos diagnósticos diretamente com o povo nas comunidades. Esse diagnóstico, que já está bem avançado, apresentarei ao partido em breve.

 

BM - O senhor tem mantido conversas com outros partidos, sobre a eleição de Aracaju? Quais partidos?
EA - Sim, com vários. Mas o diálogo está e estará sempre aberto, já que esse formato faz parte da nossa história política.

 

BM - E com os pré-candidatos Valadares Filho, Edvaldo Nogueira e João Alves Filho, o senhor tem discutido política e eleição com eles? Existe a possibilidade de o senhor apoiar um desses nomes?
EA - Tenho uma relação de respeito; já sobre a possibilidade de apoiar um desses nomes, reafirmo que só temos o ‘plano A’, que é o da candidatura própria, não temos pretensão alguma com o ‘plano B’.

 

BM -O senhor vem fazendo críticas à gestão do prefeito João Alves Filho. O senhor descarta por completo a possibilidade de apoiá-lo, na eleição deste ano?
EA - São críticas construtivas, que fiz pessoalmente em nossas idas aos ministérios. Dei sugestões com intuito de beneficiar, cuidar da nossa Capital. Sobre o apoio, eu insisto em dizer, só temos o ‘plano A’, que é o da candidatura própria.

 

BM - Quem é o grupo de Eduardo Amorim hoje em Aracaju? Quais são os partidos, vereadores e lideranças que hoje compõem o seu grupo? Eles estariam ao seu lado numa possível candidatura em Aracaju?
EA – Na nossa caminhada, com certeza teremos de 9 a 12 partidos. Temos amigos, parceiros e vários partidos que sempre estiveram do nosso lado, e outros que estão chegando, além do grande apoio que estamos recebendo de lideranças e formadoras de opinião advindas de diversos bairros e entidades da nossa Capital, que já estão cansados da mesmice, da falta de gestão, da ausência de uma administração mais próxima, de uma gestão que cuide de Aracaju e dos aracajuanos. Sem dúvida são essas pessoas, lideranças, que estimulam uma possível candidatura própria. Sobre os vereadores, posso adiantar que vamos lançar até 120 nomes para a Câmara de Vereadores de Aracaju.

 

 

BM - Como o senhor tem avaliado a gestão de João Alves Filho? Quais são os principais problemas?
EA - Quem votou em dr. João Alves acreditou que ele faria a mesma gestão do seu primeiro mandato enquanto prefeito de Aracaju, na década de 70. Imaginávamos que ele seria o mesmo visionário, o prefeito inovador, quando criou novas avenidas, viadutos, hospitais. Infelizmente, não foi isso que aconteceu. A primeira gestão não se repetiu. Não foi resolvida a saúde, a mobilidade urbana, além da tributação. Enquanto isso, o povo paga uma conta altíssima, a exemplo do IPTU. O básico também não conseguiu seu êxito, podemos ressaltar os vários problemas sobre a coleta de lixo, manutenção das ruas, praças.

 

BM - O senhor acredita que João conseguirá cumprir suas principais promessas, até o fim do ano?
EA - Não creio, afinal, resta pouco tempo para concretizá-las, além das dificuldades da gestão.

 

BM - Antes de João, Edvaldo Nogueira foi o prefeito. Como o senhor avalia a gestão de Edvaldo? Foi melhor que a de João?
EA - Se a administração de Edvaldo Nogueira tivesse atendido os anseios dos aracajuanos, o seu sucessor, ou seja, o candidato dele, teria sido eleito, o que não ocorreu, mesmo com todo apoio político: federal e estadual.

 

BM - Como senador, o que o senhor fez por Aracaju? Conseguiu recursos?
EA - Sempre destinamos emendas para os principais Hospitais públicos de Aracaju: Cirurgia, São José, Santa Izabel, sem esquecer, é claro, dos mais de R$ 160 milhões encaminhados para a construção do Hospital de Câncer. Além das reformas de praças, pavimentações. A conservação do Patrimônio Cultural da nossa Cidade, a exemplo da restauração da Catedral Metropolitana de Aracaju, que encaminhamos R$ 1 milhão em emendas. A finalidade foi sempre cuidar da nossa Aracaju. A relação das emendas para cada um dos 75 municípios pode ser acessada no nosso site oficia lwww.eduardoamorimse.com.br

 

BM - Qual o projeto do seu grupo político para 2018? André Moura pretende galgar cargos mais altos? Qual? O senhor apoia o projeto dele?
EA – Primeiro temos que passar por 2016, afinal, nós temos candidatos em quase todos os municípios. O deputado federal André Moura galgou espaços importantes no parlamento brasileiro, um espaço que nenhum sergipano conseguiu. Não lembro de termos um líder do governo, tivemos líder da oposição.

 

BM - O senhor pode disputar novamente a eleição pelo governo do estado, em 2018?
EA - Neste momento estou pensando em 2016, estou voltado para todos os municípios, principalmente Aracaju. Não penso em 2018.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.