Poder e Cotidiano em Sergipe
TCE lança projeto para melhorar qualidade do ensino público de Sergipe 16 de Agosto 17H:33

TCE lança projeto para melhorar qualidade do ensino público de Sergipe

O município de Estância será o primeiro a receber as ações de fiscalização e controle decorrentes do projeto "Educação: Compromisso de Todos", desenvolvido pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), por meio da conselheira Susana Azevedo, vice-presidente do órgão.

 

A novidade teve seu lançamento hoje, na Câmara Municipal, onde a conselheira esteve, logo após uma visita à Escola Municipal Dom José Bezerra Coutinho.


"Hoje tivemos o ponto de partida do projeto: Agora os técnicos do Tribunal irão visitar todo o complexo educacional do município de Estância, para detectarmos as falhas que devem ser sanadas. A partir daí, continuaremos presentes fazendo esse acompanhamento e assegurando que a educação ofertada aos jovens estancianos seja a melhor possível", enfatizou a conselheira, lembrando que o êxito do projeto passa pela melhoria do desempenho de Estância no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

Por meio da ação, a equipe da 1ª Coordenadoria de Controle e Inspeção (CCI), que tem a conselheira como responsável, fará um diagnóstico sobre a realidade da Educação no município, sob diversos aspectos, como estrutura física, quantitativo de professores e alunos, qualidade do ensino, entre outros. Em seguida, serão traçadas metas para melhorar cada uma dessas áreas. Uma vez concluída em Estância, a experiência deverá ser replicada em outros municípios.



Para o procurador-geral do Ministério Público de Contas, João Augusto Bandeira de Mello, apesar de ser uma caminhada difícil, a iniciativa tem como ponto chave o compromisso assumido com o amanhã. "É chegada a hora de se fazer o alinhamento necessário que nos leve a uma educação de qualidade", comentou.



Opinião semelhante tem o professor José Fernandes Lima, membro do Conselho Nacional de Educação e ex-reitor da Universidade Federal de Sergipe, que também colaborou com a concepção do projeto e prestigiou seu lançamento: "O Tribunal está saindo na frente porque está refinando os princípios da sua atuação; não deixa de fazer seu trabalho de controle, mas acrescenta a verificação para ver se os fins estão sendo obtidos".


Já o prefeito de Estância, Gilson Andrade, agradeceu ao Tribunal pela escolha do município para dar início à ação. "Esperamos que dentro de três anos e meio possamos colher os frutos dessa semente que estamos plantando", afirmou.

 

TCE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.