Poder e Cotidiano em Sergipe
TCE anula cautelar que limitava uso de recursos do Funprev 15 de Setembro 13H:00

TCE anula cautelar que limitava uso de recursos do Funprev

Decisão do Pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) desta quinta-feira, 14, derrubou medida cautelar que limitava a utilização, por parte do Governo do Estado, dos recursos oriundos do Funprev, recentemente incorporado ao Finanprev.

A medida, expedida em 1° de agosto pelo conselheiro-presidente Clóvis Barbosa, permitia que o Governo utilizasse os recursos apenas para o pagamento dos vencimentos dos aposentados pendentes.

Em contrapartida, a mesma medida vedava a movimentação dos recursos constantes de aplicações financeiras para quitar parcelas remuneratórias futuras.

Com a cautelar submetida ao Pleno, prevaleceu o posicionamento dos conselheiros Carlos Alberto, Ulices Andrade, Luiz Augusto e Angélica Guimarães, que votaram pela anulação da medida, por entenderem não haver a urgência necessária para o Tribunal expedi-la.

Já em voto vencido, o conselheiro-substituto Francisco Evanildo concordou parcialmente com a cautelar.

A medida cautelar anulada teve origem em representação do Ministério Público Especial de Contas, por meio de seu procurador-geral, João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, que questiona a legalidade, constitucionalidade, viabilidade financeira e atuarial da extinção do Funprev e sua incorporação pelo Finanprev, determinada pela Lei Complementar nº 292/2017.

"Na visão do Ministério Público Especial a urgência restou caracterizada, mas o plenário é soberano e entendeu que outras providências poderiam ter sido tomadas; essa é a opinião e nós respeitamos", comentou o procurador-geral.

Para Bandeira de Mello, o fundamental na questão é que o TCE permaneça atento quanto à capitalização do novo Finanprev.

"A sociedade sergipana deve ter em mente que a junção dos fundos não resolve o problema; há um certo alívio nos próximos meses, mas o problema atuarial não está resolvido; temos que ficar atento para como essa capitalização será operada", concluiu.

Foto: Ascom/TCE

*Com informações do TCE/SE

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.