Poder e Cotidiano em Sergipe
Superlotação do Huse: dos 13.509 atendimentos, 11.666 são de baixa complexidade 31 de Outubro 19H:32

Superlotação do Huse: dos 13.509 atendimentos, 11.666 são de baixa complexidade

A Secretaria de Estado da Saúde informou que os usuários do SUS que não têm suas necessidades básicas atendidas nos Postos de Saúde e Unidade de Pronto Atendimento (UPAs), que são administradas pelo Município de Aracaju, continuam batendo à porta do maior hospital público do Estado e encontrando a assistência devida.

Estava prevista uma reunião para a tarde desta segunda-feira, 31, com o objetivo de encerrar as atividades da Tenda Provisória de Baixa Complexidade, instalada no último dia 23 de outubro. Diante do cenário contínuo e preocupante, onde foi noticiado o cancelamento do contrato de uma empresa terceirizada que presta serviço de apoio às UPAs Zona Norte e Zona Sul, a SES e a FHS decidiram manter a Tenda ainda esta semana.

 

O caos na saúde do Município de Aracaju está refletindo negativamente no Huse, causando a superlotação, o que gera estresse na equipe multidisciplinar, transtornos estruturais (questões ligadas à acomodação dos pacientes e acompanhantes) e comprometendo todo planejamento de abastecimento, já que a presença de mais usuários exige maior uso de materiais, insumos e medicamentos.

No mês de outubro, o Huse realizou 13.509 atendimentos totais, sendo que 11.666 foram classificados como de baixa complexidade (5.594 foram usuários de Aracaju). Na última semana, o Huse realizou 3.933 atendimentos totais e 2.086 foram de baixa complexidade de Aracaju.

 

De 29 a 31 de outubro, foram registrados 673 assistências totais e 570 de baixa complexidade (324 de Aracaju). O Huse continua recebendo pacientes considerados crônicos (portadores de diabetes, pressão alta) que deveriam estar nas UPAs.

Na Tenda de Baixa Complexidade instalada provisoriamente para este período crítico, foram 515 atendimentos a usuários do SUS na semana passada.

A superlotação do Pronto Socorro vem excedendo a capacidade de resposta. Desde quando foi instalada, a Tenda vem agilizando o atendimento à população desassistida pelo Município e contribuindo para desafogar a sobrecarga dos servidores do Huse, obedecendo todos os protocolos especiais de acolhimento. O espaço é retaguarda  dos atendimentos rápidos, característicos dos postos de saúde como hidratação, medicação, aplicação de aerosol, etc.

Considerando que o Huse é uma unidade de média e alta complexidade, a SES e a FHS não fecham portas elamentam o descaso do Município de Aracaju  com o cidadão que está penalizado por não encontrar assistência básica da baixa complexidade e, principalmente, a dignidade.

 

SES

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.