Poder e Cotidiano em Sergipe
Situação das universidades federais preocupa Valadares Filho 27 de Abril 9H:00
PODER

Situação das universidades federais preocupa Valadares Filho

Segundo o deputado Valadares Filho (PSB-SE), as universidades federais vêm enfrentando uma crise financeira, que se agrava a cada dia.

Em pronunciamento, o parlamentar destacou que, no ano passado, somente no mês de novembro, o Ministério da Educação liberou 100% da verba de custeio, isto é, para despesas básicas como a da conta da luz, água.

“Ou seja, até o mês de novembro, os gestores das universidades ainda não sabiam se teriam como pagar as contas de luz e água dos meses finais do ano”, disse.

equipe econômica bloqueou mais R$ 2 bilhões do Orçamento de 2018.

“Embora as áreas que serão afetadas não tenham sido detalhadas, quero manifestar minha preocupação com o que pode ocorrer com a educação”, destacou.

Valadares Filho lembrou que, com a simples aprovação da PEC do Teto nos Gastos Públicos, já houve uma redução dos recursos para educação na ordem de um bilhão e meio de reais, já em 2018.

Em comparação à situação anterior, 18% da receita líquida de impostos era aplicado na educação, em nível federal; e a partir da PEC 95/2016, com o Novo Regime Fiscal, os recursos têm como base o efetivamente gasto em 2016, com a mera correção da inflação. “Assim, o que já estava ruim pode piorar ainda mais”, finalizou Valadares.

*Com informações da Assessoria do parlamentar

Foto: Ascom/Valadares Filho

Comentários

  • Maria Socorro 27/04/2018 às 19:42

    Sim. Mas essa é o objetivo do governo golpista. Não envia os recursos ou envia com cortes, sucateando todo o funcionamento da Universidade e educação em geral. Objetivo: vender a custos insignificantes A iniciativa privada. Assim é a política neo liberal. Participação mínima do Estado onde antes era de sua responsabilidade, aqui no Brasil, em todos os setores incluindo o básico para a população, como saúde, educação, habitação.....

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.