Poder e Cotidiano em Sergipe
Setembro verde sensibiliza sergipanos para a doação de órgãos e tecidos 8 de Setembro 11H:00

Setembro verde sensibiliza sergipanos para a doação de órgãos e tecidos

Uma iniciativa da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos para conscientizar cidadãos de todo o Brasil, em alusão ao Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado em 27 de setembro.


Assim é o Setembro Verde, que tem como foco sensibilizar a população para a necessidade da doação de órgãos e tecidos, o que proporcionará uma nova chance de vida àqueles que precisam de um transplante.
 

O Setembro Verde traz a cor do laço como símbolo mundial da doação de órgãos e tecidos para transplantes.
 

Nossa meta é melhorar a oferta de órgãos e tecidos, esclarecendo a todo segmento da sociedade que qualquer um pode precisar de um transplante, da mesma forma que qualquer um pode ser doador. Queremos mobilizar os profissionais envolvidos nos transplantes para ampliar o número desses procedimentos no Estado. Durante o mês de setembro, a campanha pretende iluminar com a cor verde os órgãos públicos e monumentos da capital”, destaca Benito Fernandez, coordenador da Central de Transplantes de Sergipe.
 

No Estado, a programação do Setembro Verde é ampla, envolvendo palestras em escolas, universidades e hospitais, além de eventos lúdicos. No dia 26 de setembro, acontecerá um ato ecumênico no Cantinho do Doador, no Parque Augusto Franco (Parque da Sementeira).
 

“Trata-se de um espaço especial, criado no ano passado para lembrar a importância do ato de doar e homenagear todos os doadores do Estado. O lugar escolhido para ser o “Cantinho do Doador” fica próximo ao lago do Parque da Sementeira, onde foram plantadas mudas de árvores com placas com o nome dos doadores, que homenageados com identificação no local”, disse Benito Fernandez.
 

Os números precisam aumentar. Em Sergipe, no ano de 2013 foram captados 9 órgãos (6 rins e 3 fígados). Em 2014, foram feitas 25 captações (14 rins, 7 fígados, 3 corações, 1 pâncreas). Já em 2105, até agora, foram 13 captações (6 rins, 3 fígados, 4 corações).
 

Os membros da Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) são personagens-chave na condução desse processo. A CIHDOTT, criada pelo Ministério da Saúde em 2000, está presente em todos os hospitais públicos e privados do país.
 

“A CIHDOTT existe para organizar rotinas e protocolos que possibilitam o processo de doação de órgãos e tecidos. São os profissionais desta Comissão que fazem acontecer o processo de doação de órgãos nos hospitais, levando a um familiar a mensagem que aquela pessoa que nos deixa irá garantir a sobrevida de quem precisa. A CIHDOTT é a responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos educativos com os demais profissionais no ambiente intra-hospitalar e que mobiliza todos os envolvidos, em todas as etapas, do processo de doação de órgãos. É formada por uma equipe multiprofissional que notifica as situações de possíveis doações de órgãos e tecidos”, complementa Benito Fernandez.
 

Ainda de acordo com o coordenador da Central de Transplantes, há dois tipos de doadores: vivo e falecido. “O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, pâncreas ou pulmão, ou a medula óssea. O doador falecido em morte encefálica pode ter os órgãos transplantados se a família autorizar. E o doador falecido com coração parado que pode doar as córneas, até seis horas depois da parada cardíaca”, enfatiza Benito Fernandez.
 

Programação:
 
21/09 - Palestra na FASE
22/09 - Participação na Radio UFS
23/09 - Palestra na escola Estadual João Alves Filho
24/09 – Palestra no Colégio Americano Batista
25/09 – Evento da CIHDOTT HU
26/09 – Ato Ecumênico no Cantinho do Doador (Parque da Sementeira)
27/09 – Caminhada saindo do Parque da Sementeira ao Mirante da 13 de Julho

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.