Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipeprevidência detalha operação entre fundos previdenciários ao presidente do TCE 29 de Setembro 20H:22

Sergipeprevidência detalha operação entre fundos previdenciários ao presidente do TCE

O novo diretor-presidente do Sergipeprevidência, José Roberto de Lima, esteve no gabinete do conselheiro-presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Clóvis Barbosa de Melo, ao final da tarde desta quinta-feira, 29, com o propósito de expor os motivos que levaram o Governo do Estado a enviar o projeto de lei – já aprovado – à Assembléia Legislativa que permite a retirada de até R$ 250 milhões do Funprev para garantir o pagamento de beneficiários da Previdência vinculados ao Finanprev.

 

"Esse esclarecimento foi tanto no aspecto legal como do ponto de vista econômico e financeiro", afirmou Roberto, que acredita haver uma interpretação equivocada por parte da opinião pública: "O que foi transferido de um Fundo para o outro foi cerca de R$ 216 milhões, o que corresponde a algo em torno de 30% a 35% do Funprev; há uma dúvida com relação à utilização de 90% do Funprev, o que é um equívoco".

 

Para o diretor do Sergipeprevidência, não haverá problema quanto à sustentabilidade atuarial do Fundo. "Viemos de certa forma ampliar esse processo de transparência da operação; estamos publicizando essa regulamentação e convidando todas as entidades interessadas para que acompanhem o processo", colocou.

 

Segundo ele, a recomposição do Fundo será feita mensalmente, com créditos provenientes de refinanciamentos feitos com a Secretaria da Fazenda. "É uma recomposição quase que diária e que ao final do ano o Sergipeprevidência vai estar levantando os recursos atuariais necessários em relação a essa recomposição. Caso eles tenham sido suficientes, tudo bem; se não, como está exposto na lei, a Secretaria vai recompor essa diferença necessária para garantir a sustentabilidade atuarial do Fundo", explicou.

 

O gestor, na oportunidade acompanhado do procurador do Estado Léo Peres Kraft, disse ainda que já tem agendada no TCE uma reunião com a conselheira Susana Azevedo, que é a atual responsável pela análise das contas do Sergipeprevidência.

 

Ao final da audiência, o presidente do Tribunal de Contas, Clóvis Barbosa, disse que ficou satisfeito com a explicação dada pelo novo presidente do Sergipeprevidência, sobre o aporte de recursos de um fundo previdenciário para o outro. “Acho até que o governo deveria divulgar melhor essas informações, para que a sociedade tenha conhecimento sobre o que verdadeiramente está sendo feito. Inclusive sobre o que poderá acontecer depois que passarem os efeitos dessa operação. Alivia agora, mas como vai ficar a Previdência em 2017?”, questionou ele.

 

TCE/SE

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.