Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe registrou saldo positivo na geração de empregos 29 de Setembro 19H:20

Sergipe registrou saldo positivo na geração de empregos

Novas empresas e setor agropecuário devem impulsionar geração de empregos nos próximos meses em Sergipe

 
Sergipe registrou, no mês de agosto, saldo positivo de geração de empregos. O estado foi um dos nove da federação que obtiveram esse índice, por obter um saldo de 722 empregos formais. A informação é dada através do Radar do Emprego de Sergipe, material divulgado mensalmente pelo Observatório de Sergipe, instituição vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag).
 

O resultado do mês de agosto foi impulsionado pelas contratações do setor de serviços, que criou 1.225 novas vagas. Os subsetores de serviços que mais geraram emprego foram: comércio e administração de imóveis, valores mobiliários e serviços técnicos; serviços de alojamento, alimentação, reparação, manutenção, redação; ensino e serviços médicos, e transportes e comunicações. Houve retração apenas em instituições de crédito.
 

“Foram gerados 722 empregos a mais na economia sergipana. Com a exceção do setor financeiro, todas as demais atividades de serviços criaram emprego no mês de agosto, o que é uma notícia muito positiva no atual cenário de crise da economia brasileira. A atividade líder na geração de emprego no mês foi a de serviços técnicos, que abrange a atividade de serviços prestados a empresas. Mas os setores de educação, saúde e de alimentação fora do lar também contribuíram para o resultado positivo”, explica o assessor para Assuntos Econômicos do Governo, professor Ricardo Lacerda.
 

O estudo destaca também que dos dez grandes municípios, o melhor resultado ficou com o município de Aracaju, que gerou 1.144 empregos formais.
 

O professor Ricardo Lacerda falou da expectativa para geração de empregos em 2015, que pode fechar o ano com saldo positivo, impulsionado, sobretudo, pela abertura de vagas das empresas Saint Gobain, em Estância, e Ferreira Costa, em Aracaju.
 

O empenho é para que Sergipe encerre o ano de 2015 com saldo positivo. Poucos estados conseguirão realizar tal proeza em um ano de muitas dificuldades econômicas. A entrada em operação da Saint Gobain e abertura da Ferreira Costa deverão proporcionar, entre empregos diretos e indiretos, mais de mil ocupações. Apostamos também na recuperação parcial do setor sucroalcooleiro que passou aqui no nosso estado por dificuldades de ordem empresarial e societária. Superadas essas dificuldades, o setor da cana-de-açúcar poderá gerar um grande número de empregos, a partir de setembro e outubro quando reinicia o novo ciclo produtivo. Há essa expectativa, para que nos próximos meses o setor agropecuário inicie um processo massivo de contratação na atividade sucroalcooleiro”, diz Lacerda.
 

Segundo o assessor para Assuntos Econômicos do Governo, a situação de chuva neste ano está melhor do que em anos anteriores o que também é positivo. “O preço do etanol, principalmente, começa a ser tornar competitivo em relação a gasolina, que teve fortes aumentos. É possível que os consumidores começam a trocar a gasolina por etanol o que estimularia muito o crescimento do setor”.
 

Outro fator que pode impulsionar a geração de empregos até o final do ano é a possível retomada do comércio nos próximos meses, com a aproximação do fim do ano. “Mesmo em uma conjuntura muito adversa, o Governo de Sergipe vem trabalhando para atrair empresas para o estado. A Saint Gobain e a Ferreira Costa são exemplos de frutos desse trabalho. Temos expectativas que novas empresas investirão em Sergipe tão logo o cenário nacional volte a ser positivo”, conclui o professor.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.