Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe na rota da 47ª fase da Operação Lava Jato 21 de Novembro 7H:57
PODER

Sergipe na rota da 47ª fase da Operação Lava Jato

Polícia Federal cumpre mandados de busca e apreensão no município de Itabaiana

Moradores do município serrano acordaram com agentes da Polícia Federal pelas ruas da cidade, mais precisamente na Rua Barão do Rio Branco. A ação fez parte da 47ª fase da Operação Lava Jato.

Ao todo, foram expedidos 14 mandados judiciais em cidades da Bahia, Sergipe, Santa Catarina e São Paulo.

A atual fase foi batizada de Sothis. O nome da operação, segundo a PF, é referência à uma das empresas investigadas, chamada Sirius. "A estrela Sirius era chamada pelos egípcios de Sothis", explicou a corporação.

A ação também cumpre oito mandados de busca e apreensão e cinco de condução coercitiva - quando a pessoa é levada para prestar depoimento.

A ação, segundo o Ministério Público Federal (MPF), mira um ex-gerente da Transpetro, subsidiária da Petrobras, seus familiares e intermediários, suspeitos de operacionalizarem o recebimento de R$ 7 milhões de propinas pagas por empresa de engenharia, entre setembro de 2009 e março de 2014.

Ainda segundo o MPF, as investigações começaram após a colaboração premiada dos executivos da empresa investigada.

De acordo com informação publicada hoje no portal G1, conforme os procuradores, há provas que indicam que o ex-gerente recebeu suborno para favorecer a empresa em contratos com a Transpetro.

Para ocultar a origem ilícita dos recursos, o teria sido foi pago por meio de depósitos realizados em contas bancárias de terceiros e familiares, vindo de contas da empresa de engenharia e/ou de seus sócios.

Conforme os procuradores, o ex-gerente teria pedido, inicialmente, o pagamento de 1% do valor dos contratos da empresa com a Transpetro, como propina. Entretanto, o acerto final ficou em 5%.

"Este valor foi pago mensalmente em benefício do Partido dos Trabalhadores (PT), de modo independente dos pagamentos feitos pela mesma empresa a pedido da presidência da Transpetro, e que eram redirecionados ao PMDB. O ex-gerente se desligou da subsidiária da Petrobras recentemente", disse o MPF.

Ainda de acordo com o G1, os crimes investigados na operação são corrupção, lavagem de dinheiro, entre outros. O alvo de prisão temporária será levado para a Superintendência da PF, em Curitiba.

Segundo informações de populares do município de Itabaiana, quatro agentes da polícia Federal estão na residência de uma professora aposentada, que se encontra hospitalizada. Eles também afirmam que os agentes chegaram e quebraram o cadeado para entrar na residência e portavam uma pasta preta.

 

Foto: Polícia Federal

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.