Poder e Cotidiano em Sergipe
Sergipe é o 2º maior produtor de arroz do Nordeste e o 1º em rendimento médio no Brasil 8 de Maio 7H:49
PODER

Sergipe é o 2º maior produtor de arroz do Nordeste e o 1º em rendimento médio no Brasil

A pesquisa do Perfil da Agricultura Sergipana 2016/2017, destacou, dentre outros itens, a produção de arroz de Sergipe, que atingiu a marca de 2º maior do Nordeste, e também a 1ª do Brasil, em rendimento médio – de 7,2 toneladas por hectare, enquanto a média nacional é de 5,2 toneladas.

No período avaliado, através de dados das pesquisas de Produção Agrícola Municipal (PAM) e do Levantamento Sistema da Produção Agrícola, ambas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado registrou uma produção de 33.058 toneladas de arroz, com um valor de produção de mais de R$ 26 milhões no ano de 2016.

A produção de arroz no estado se concentra na região do Baixo São Francisco, com destaque para o município de Ilha das Flores, que ocupou a sexta posição do ranking nacional em rendimento médio de rizicultura, com produção de 11.267 toneladas, seguido pelos municípios de Neópolis (6.249 toneladas), Propriá (6.233 toneladas) e Brejo Grande (5.350 toneladas).

Os quatro municípios responderam, nos anos de 2016 e 2017, por 88,02% de toda a produção estadual.

Investimentos
Outra pesquisa do IBGE, divulgada no ano passado, destacou a safra recorde de arroz em Sergipe no ano de 2017, de 54,1 mil toneladas de grãos.

Esses resultados são fruto das ações empreendidas pelo governo do Estado, em parceria com o governo federal, no desenvolvimento da agricultura familiar.

Isso porque, em 2016, o governo de Sergipe disponibilizou sementes e horas de trator para agricultores familiares e assentados rurais inscritos no Programa Garantia Safra das regiões do Baixo São Francisco e Médio e Alto Sertão sergipanos.

A distribuição das sementes foi realizada pela secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), com a operacionalização da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro).

Na oportunidade, foram distribuídas 400 toneladas de sementes, beneficiando 1.000 agricultores do Baixo São Francisco, totalizando investimento na ordem de R$ 3 milhões.

*Com informações da Secom/Governo

Foto: Divulgação/Secom Governo

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.