Poder e Cotidiano em Sergipe
Senado deve retomar discussão sobre Estatuto do Desarmamento 19 de Setembro 17H:21

Senado deve retomar discussão sobre Estatuto do Desarmamento

Um projeto de lei (PDS 175/2017) que prevê um plebiscito para que a população decida se quer revogar ou não o Estatuto do Desarmamento, aprovado há 14 anos, foi apresentado pelo senador Wilder Morais (PP-GO).

O texto terá como relator na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) o senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que em entrevista ao jornalista Adriano Faria, no programa Conexão Senado, afirmou que pretende apresentar o relatório até o final do ano.

O senador disse que fará audiências públicas para debater o tema, ouvindo representantes do Poder Judiciário, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da sociedade civil. Segundo ele, a discussão sobre a revogação do Estatuto do Desarmamento atende a uma demanda da população.

No projeto, batizado de Estatuto do Controle de Armas, pontos polêmicos dividem opiniões, a exemplo da possibilidade de qualquer cidadão que cumpra requisitos mínimos exigidos na proposta, ter o direito de comprar e portar armas de fogo, inclusive a quem responde a processo por homicídio ou tráfico de drogas.

Além disso, o projeto reduz de 25 para 21 anos a idade mínima para comprar uma arma e garante o porte de armas de fogo a deputados e senadores.

*Com informações do Senado Federal

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.