Poder e Cotidiano em Sergipe
Sejuc reduz em 600 o número de internos no sistema prisional 2 de Junho 19H:08

Sejuc reduz em 600 o número de internos no sistema prisional

De janeiro até agora, a Secretaria de Justiça e Defesa do Consumidor (Sejuc) conseguiu reduzir em 600 o número de internos do sistema prisional e criou outras 392 vagas com a inauguração da Cadeia Territorial de Areia Branca Antônio Nascimento Nogueira. Com isso, Sergipe está hoje com o menor número de população carcerária dos últimos anos: 4.884 internos.


A redução nestes últimos cinco meses corresponde ao período em que o delegado da Polícia Civil, Cristiano Barreto, assumiu a pasta da Sejuc, atendendo à uma convocação do governador Jackson Barreto. Desde que tornou-se secretário de Justiça, Cristiano procurou o Ministério Público, Tribunal de Justiça, Justiça Federal, Ordem dos Advogados do Brasil, Secretaria de Segurança Pública e diversos outros órgãos, convidando-os a se somarem nas ações para redução da população carcerária sergipana.

 

O convite foi atendido e vem dando resultados. A utilização da tornozeleira eletrônica por determinação dos juízes e a realização diária de audiências na Justiça têm ajudado neste saldo positivo.

 

“É muito gratificante ver que todo o trabalho feito em conjunto com outras órgãos têm dado esse resultado magnífico. Continuaremos buscando melhorias para o sistema prisional estadual e conseguiremos acabar com a superlotação que a anos vem dando dor de cabeça ao Estado”, explica o secretário de Justiça Cristiano Barreto.

 

Para o diretor do Departamento do Sistema Prisional (Desipe), Agenildo Júnior, essa redução se deve ao cumprimento de 100% das audiências ordinárias, aquelas onde o interno é levado até a Justiça; as audiências de custódia que ocorrem quando a pessoa é presa em flagrante e apresentada perante o juiz, além da vídeoaudiências.

 

Aliado a isso, o secretário Cristiano Barreto conseguiu sensibilizar os juízes estaduais e federais para que determinem o uso de tornozeleira eletrônicas em processados, evitando que estes sejam presos e superlotem o sistema carcerário.

 

Com o monitoramento, através das tornozeleira, algumas pessoas não chegaram a entrar no sistema. Outras, que eram internas, passaram a utilizar o equipamento por determinação judicial e deixaram a unidade prisional, desafogando sistema.

 

O Estado de Sergipe dispõe hoje de nove unidades prisional. O Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copemcan), maior do Estado, localizado no município de São Cristóvão; Complexo Penitenciário Advogado Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria; o Presidio Regional Juiz Manoel Barbosa de Sousa (Premabas), em Tobias Barreto; a Cadeia Territorial de Areia Branca Antônio Nascimento Nogueira, em Areia Branca; o Presidio Senador Leite Neto (Preslen), em Nossa Senhora da Glória; a Cadeia Pública de Nossa Senhora do Socorro (Cadeião) e o Presidio Feminino (Prefem), ambas em Nossa Senhora do Socorro; a Cadeia Pública Tabelião Filadelfo Luiz da Costa, em Estância; e o Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico (HCTP), em Aracaju.

 

Sejuc

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.