Poder e Cotidiano em Sergipe
Segundo IBGE, prazo de sobrevivência de uma empresa é de 5 anos 4 de Outubro 17H:00

Segundo IBGE, prazo de sobrevivência de uma empresa é de 5 anos

Pesquisa Demografia das Empresas divulgada nesta quarta-feira, 4, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que cinco anos após serem criadas, pouco mais de 60% das empresas já fecharam as portas.

De um total de 733,6 mil empresas que nasceram em 2010, 277,2 mil (37,8% do total) sobreviveram até 2015.

Segundo a pesquisa, a sobrevivência das empresas tem ligação com seu porte. Cinco anos após a entrada no mercado, a sobrevivência das empresas sem pessoal assalariado foi de 31,3%.

As empresas com uma a nove pessoas assalariadas, era de 57,8%. E as companhias com dez ou mais pessoas assalariadas, 67,1%.

É possível observar que a taxa de sobrevivência tem uma relação direta com o porte da empresa: empresas com mais pessoas assalariadas tendem a permanecer mais tempo no mercado.

Já nas faixas de menor número de pessoas ocupadas assalariadas, as taxas de sobrevivência são menores, avaliam técnicos do IBGE, no relatório.

O levantamento mostra ainda que, em 2015, após cinco anos da entrada no mercado, as taxas de sobrevivência era maior nas atividades de saúde humana e serviços sociais (54,8%) e atividades imobiliárias (50,8%).

O número de empresas registradas no país ficou praticamente estável em 2015, na comparação ao ano anterior, mostra a pesquisa. O total de companhias ativas passou de 4,557 milhões em 2014 para 4,552 em 2015, baixa de 0,01%.

Apesar da estabilidade no número de empresas, o quadro de funcionários decresceu em ritmo acelerado, reflexo da crise sobre o mercado. Segundo a pesquisa, 40,220 milhões de pessoas estavam ligadas às empresas que permaneciam ativas. Isso representa queda de 3,9% em comparação ao total de pessoas ocupadas no ano anterior (41,835 milhões).

*Com informações de Valor Econômico

Foto: Pixabay

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.