Poder e Cotidiano em Sergipe
Saúde alerta: mudança constante de clima pode contribuir para o aumento da Dengue 25 de Abril 18H:05

Saúde alerta: mudança constante de clima pode contribuir para o aumento da Dengue

A luta no combate à Dengue é incansável. Em Sergipe, do mês de janeiro até a primeira semana de abril de 2014, foram notificados 503 casos da doença, com 159 confirmações. No mesmo período de 2013, foram 719 casos notificados e 148 confirmados. Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da Secretaria de Estado da Saúde, explica que a mudança de estação e o aumento das chuvas contribuem para o surgimento de novos casos da doença.

"Geralmente, os casos começam a surgir a partir da segunda semana após o início das chuvas e da mudança de clima. Se tivermos o índice alto de vetor, aliado às chuvas frequentes com a presença do sol durante o dia, o risco de aumentarmos o número de notificações e confirmações existe", salienta.

A coordenadora reforça ainda que a prevenção, o diagnóstico precoce, a ampliação do fluxo de atendimento, a conscientização da população e o esforço de todos os profissionais são fatores que contribuem para que o mosquito Aedes aegypti, o transmissor da Dengue, não se prolifere. "Tanto a população quanto as Prefeituras devem fazer a sua parte. A participação da população na eliminação dos criadouros do mosquito, principalmente, nas residências e em terrenos baldios, é fundamental para a redução da doença. Já os municípios devem realizar a investigação compulsória dos casos notificados, confirmados e até os óbitos suspeitos por Dengue, através das Vigilâncias Epidemiológicas das Secretarias Municipais de Saúde. É preciso reforçar o trabalho de controle em áreas residenciais e levantamento de casos suspeitos que houver", afirma Sidney Sá.

Dentre as diversas ações para contribuir no combate à doença está a Brigada Itinerante, um trabalho de parceria entre as Secretarias Estadual e Municipais da Saúde, através da Fundação Estadual de Saúde, com o objetivo de dar todo o suporte necessário para o combate ao vetor transmissor da doença, através da habitual visita às residências e terrenos baldios e aplicação do carro fumacê.

"Somente este ano, a Brigada Itinerante já visitou os municípios de Divina Pastora, Capela, São Domingos, Pedrinhas, Carira, Itabaiana, Aracaju, São Cristóvão, Laranjeiras, Itaporanga D'Ajuda, Salgado, Pinhão e Japaratuba. No mês de maio, intensificaremos as ações em Aracaju," complementa Sidney Sá.

Dengue no Brasil

Nesta quarta-feira, 23, o Ministério da Saúde divulgou um novo Boletim Epidemiológico que mostra, no país, uma queda nos casos de dengue nos três primeiros meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. Em 2014, foram 215.169 notificações, o que representa redução de 76,7% quando comparado ao primeiro trimestre do ano passado, quando foram registradas 921.716 notificações.

O número de casos graves da doença também caiu 80% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2013, segundo o Ministério. De 1º de janeiro a 5 de abril, foram confirmados 937 casos graves da doença, contra 4.722 em 2013.

Os óbitos pela doença, por sua vez, diminuíram 87% em relação a 2013. No período, foram confirmados 47 óbitos, sendo que, no ano passado, foram 368. Treze estados não registraram óbitos neste período: Rondônia, Acre, Roraima, Pará, Amapá, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os estados do Amapá, Roraima, Sergipe, Maranhão, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Rio Grande do Sul apresentaram os menores índices de notificação pela doença neste período. Ainda segundo o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, as cidades com o maior número de casos são Goiânia (GO), 7.878; São Paulo (SP), 7.550; Campinas (SP), 6.611; Luziânia (GO), 5.504; Belo Horizonte (MG), 4.849; Maringá (PR), 4.838; Brasília (DF), 4.532; Aparecida de Goiânia (GO), 3.454; Americana (SP), 3.430 e Taubaté (SP), 2.821. A maioria dos casos graves confirmados está concentrada nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Cuidado e atenção

A população deve adotar medidas preventivas e ficar atenta para os possíveis focos dentro de casa. Para diminuir a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, é fundamental que as pessoas verifiquem o armazenamento correto de água, o local onde é despejado o lixo e até mesmo a eliminação de todos os recipientes sem uso que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito, como pneus velhos, piscinas, lavanderias e caixas d'águas.

"É preciso que os recipientes sejam lavados para evitar o acúmulo do ovo do mosquito, que pode ficar até 450 dias parado, mesmo em local seco. Quando esse local receber água limpa novamente, favorecerá a eclosão do ovo e o mosquito pode atingir a fase adulta em até sete dias", enfatiza Sidney Sá.

A coordenadora orienta ainda que "a população pode também fazer a sua parte cobrando dos gestores locais a limpeza correta dos ambientes públicos como ruas, canais, praças, lagos artificiais, cemitérios, borracharias e de fazer o recolhimento correto e regular do lixo. As pessoas podem colaborar também não jogando lixo nas ruas, terrenos e canais".

Sintomas

Os principais sintomas da Dengue são: febre, dores de cabeça, atrás dos olhos, nas articulações e no corpo. Já a Dengue Hemorrágica apresenta os mesmos sintomas da Dengue Clássica acrescida de sangramento, choques ocasionais e pode levar à morte. Quanto à Dengue Grave, as pessoas devem ficar atentas para os sinais de alerta como dor abdominal intensa, desmaio, vômitos frequentes e sangramentos volumosos.

"As pessoas com suspeita de Dengue devem procurar imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS), ingerir bastante líquido e nunca usar medicamento sem a orientação de um profissional, principalmente antiinflamatório e aspirina. Após avaliação correta, o paciente pode dar continuidade ao tratamento em casa ou, a depender da necessidade, ir a um hospital para fazer exames e receber hidratação venosa", finaliza Sidney Sá.


ASN / Com informações do Ministério da Saúde

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.