Poder e Cotidiano em Sergipe
Samu recebeu 5.440 ligações na última semana 30 de Janeiro 20H:52

Samu recebeu 5.440 ligações na última semana

De 23 a 29 de janeiro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) atendeu a 5.440 ligações. Dessas, foram 74 orientações por telefone. Na semana passada, o Samu realizou 215 atendimentos por Unidades de Suporte Avançado (USA), 840 por Unidades de Suporte Básico (USB) e 25 por motolâncias.



O grande desafio do Samu continua sendo o expressivo número de ligações falsas, o que tem gerado transtorno na prestação do serviço à população. Na semana passada, foram registrados 1.041 trotes. Só no domingo, dia 29, foram 229 ligações falsas.

O Samu 192 Sergipe atendeu, também, a 13 vítimas de queda da própria altura e 23 vítimas por agressão física. Já em relação aos ferimentos por arma branca, foram 14 atendimentos. O serviço também atendeu a 23 vítimas por arma de fogo.

Ainda na semana passada, o Samu também foi acionado para atender vítimas de acidentes de trânsito. Foram 13 por atropelamentos 62 por quedas de moto, 02 por capotamento, 44 por colisões entre carro e moto, 07 colisões entre carros e 10 entre motos, além de 41 vítimas de quedas de bicicleta ou moto.

O coordenador do Núcleo de Educação Permanente (NEP/Samu), Ronei Barbosa, explica como a população pode proceder ao presenciar esse tipo de ocorrência.

“Se o acidente causou muitas vítimas, orientamos que populares não removam as pessoas do veículo e aguardem a chegada do Samu. De imediato, recomendamos ligar imediatamente ao Samu e sinalizar o local com o triângulo de segurança posicionado de modo a não comprometer as vias”, orienta.

Ainda segundo o coordenador, “é preciso verificar a condição das vítimas. Ao ligar para o Samu, é fundamental detalhar ao máximo a situação dessas pessoas. Isso ajudará a preparação dos socorristas”.

Sriha
Também na última semana, o Serviço de Remoção Inter-Hospitalar Assistida (Sriha) realizou 590 transportes durante a última semana.

Foram 02 altas sociais, 483 remoções assistenciais, 452 remoções para realização de exames e procedimentos, além de 12 transferências hospitalares, 12 para avaliação de especialistas e a remoção de cinco gestantes de baixo risco assistidas.

O Sriha otimiza o fluxo de pacientes entre as unidades da Rede Hospitalar do Estado e proporciona suporte de logísticas, somando 107 transportes para esse fim.

 

SES

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.