Poder e Cotidiano em Sergipe
Rede Estadual de Ensino: matrículas serão online em 2016 29 de Dezembro 18H:21

Rede Estadual de Ensino: matrículas serão online em 2016

O governador Jackson Barreto, juntamente com o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho, lançou na semana passada o Portal de Matrícula Online, que contemplará todas as 354 escolas da rede estadual de ensino a partir de 2016.


A matrícula online já é uma realidade, mas só passará a ser efetivamente utilizada quando se iniciarem as matrículas nas escolas. A partir de janeiro, os pais não precisarão mais se preocupar em ir para a porta das escolas e enfrentar longas filas para garantirem a matrícula dos seus filhos.


As escolas também farão no portal da Seed e na Agência Sergipe de Notícias (www.agencia.se.gov.br matrículas em fevereiro e março. O calendário total será divulgado posteriormente).


Para efetuar a matrícula, o aluno egresso (da rede estadual, mas que quer trocar de escola) ou o aluno candidato à rede deverão entrar no portal da Seed (www.seed.se.gov.br), onde encontrará o link “Portal da Matrícula”.


“Através desse link, o estudante irá procurar o nome da escola em que pretende estudar e verificará se a unidade de ensino já está com as matrículas abertas e se há vagas”, exemplifica Jorge Carvalho, secretário de Estado da Educação.


De acordo com a assessora do Departamento de Inspeção Escolar (DIES), Eliane Passos, como muitas escolas possuem calendários diferentes para término do ano letivo, também haverá um calendário diferenciado para a matrícula.


Ela destaca também que só precisa entrar no portal o aluno que pretende mudar de escola ou que vem de outra rede de ensino. “O estudante que já é da rede estadual e pretende continuar na mesmsda escola não precisará fazer nada. A própria escola se encarregará de matriculá-lo, respeitando o mesmo turno e a série nos quais ele irá estudar”, explicou.


Documentação
Os alunos que efetuarem a matrícula online têm até o primeiro dia de aula para entregar a documentação na secretaria da escola, sendo: Ficha de Matrícula assinada pelo estudante; registro civil ou identidade; CPF (para os alunos do Ensino Médio); comprovante de residência; documento de escolaridade (histórico escolar ou declaração com validade de 30 dias); Termo de Responsabilidade; Procuração em favor do responsável pela matrícula, caso não sejam os genitores; Cartão de vacinação para as crianças de até seis anos de idade; e foto 3X4.


Dúvidas e Acessos
Eliane Passos destaca que “a matrícula online será uma importante ferramenta para melhorar o acesso à escola, já que o aluno poderá se matricular na comodidade da sua casa”.


Quem tiver dificuldade poderá pedir ajuda na própria unidade de ensino, na sede da Diretoria Regional de Educação, nos laboratórios de informática, em lan houses, smartphones (aparelhos celulares), tablets, dentre outros postos de atendimento.


Para mais esclarecimentos sobre o processo de matrícula, a Seed disponibiliza o call center (0800 2855321).


ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.