Poder e Cotidiano em Sergipe
Recursos para a conclusão do Terminal Pesqueiro serão liberados em junho 18 de Maio 7H:53
PODER

Recursos para a conclusão do Terminal Pesqueiro serão liberados em junho

O governador Belivaldo Chagas esteve em Brasília, com o secretário de Estado de Planejamento, Rosman Pereira, e o ex-governador Jackson Barreto, em busca de recursos para concluir a obra do Terminal Pesqueiro, que irá beneficiar mais de 12 mil pescadores de 27 colônias sergipanas.

Durante a audiência, Belivaldo lembrou que a secretária de Estado de Agricultura, Rose Rodrigues, esteve na capital federal no último mês de abril para discutir o tema. Ele informou que o investimento total no Terminal Pesqueiro é de R$ 14 milhões, sendo R$ 7 milhões para a obra e o restante para aquisição de equipamentos.

O chefe do Executivo explicou que o processo licitatório para compra de equipamentos necessita do repasse da segunda parcela de recursos do governo federal.

“Essa obra beneficia diretamente mais de 12 mil pescadores, um impacto social e econômico enorme. Nosso estado tem uma atividade pesqueira rica e precisamos desenvolver esse setor econômico”, afirmou o governador.

O secretário Especial da aquicultura e da Pesca, Dayvson Franklin, informou que uma reestruturação dos setores internos da Secretaria gerou atraso nas análises de dispensação de recursos, mas que os processos já foram retomados. A previsão é que no início de junho o repasse do Terminal Pesqueiro seja liberado.

Construído próximo ao mercado central de Aracaju, o Terminal Pesqueiro terá dois níveis compostos de um espaço administrativo com cozinha, lanchonete, lobby, sala de reunião, salas administrativas e sala para tratamento.

A estrutura ainda possuirá um cais de atracação com 632,00 m² para a recepção das embarcações pesqueiras, e outras instalações, projetadas de acordo com definições da Vigilância Sanitária, como áreas de recepção, seleção, beneficiamento e comercialização de peixes, frutos do mar e outros gêneros, salas de higienização de equipamentos, câmaras frigoríficas, câmara de espera, silo de gelo, casa de máquinas e depósito de resíduos.

Além disso, serão construídos uma sala de higienização, sanitários e vestiários, rampas e elevador de acesso e estação tratamento de esgoto, totalizando 1,256,22 m² de área construída.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Agência Sergipe

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.