Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto que promove inclusão digital de pessoas com deficiência é aprovado em Comissão 9 de Junho 18H:23

Projeto que promove inclusão digital de pessoas com deficiência é aprovado em Comissão

A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CPD) aprovou, em reunião realizada na última quarta-feira, projeto de lei de autoria do deputado Valadares Filho (PSB-SE).

 

O projeto promove a acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida nas populares lan houses e cybercafés e telecentros públicos.


“Com este projeto de lei, vamos em busca da inclusão digital mais ampliada, para chegar às pessoas com deficiência”, ressalta o autor do projeto.


Valadares Filho destaca que, ao examinar as razões da exclusão digital, verifica-se que ela ocorre por falta de recursos, pois as faixas superiores de renda dispõem de meios para pagar pelos acessos.

 

Assim, uma faixa significativa da população alcança a internet em serviços que são colocados à disposição do público nos estabelecimentos de prestação de serviços de internet.


Dessa forma, explica o deputado, que para que a inclusão digital possa crescer, de maneira não discriminatória e inclusiva, faz-se necessário incluir os estabelecimentos que ofertam serviços de internet entre os que precisam estar adaptados às pessoas com deficiência.


O relator do projeto de lei, deputado Zé Augusto Nalin (PMDB-RJ), destacou que parte expressiva da população não tem acesso domiciliar à rede e depende de métodos de acesso móvel, sabidamente caros e com limites de capacidade de tráfego de dados, e que, por isso, “a iniciativa de Valadares Filho aborda uma questão de central importância, pois o Brasil ainda sofre sérios efeitos do chamado gap digital” , afirmou o relator.


Além da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, o Projeto de Lei, que recebeu o nº 7333/2014, já foi aprovado nas Comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e de Seguridade Social e Família. A próxima Comissão é de Constituição e Justiça e, sendo aprovado, segue para o Senado Federal.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.