Poder e Cotidiano em Sergipe
Projeto de Valadares que corrige dívidas de municípios com INSS é aprovado 10 de Novembro 15H:10

Projeto de Valadares que corrige dívidas de municípios com INSS é aprovado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou, nesta terça-feira (10), uma nova fórmula de correção das dívidas dos municípios com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


A proposta é de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE).
 

No Projeto de Lei nº 262 de 2008, o senador Valadares defende que a correção das dívidas previdenciárias dos municípios, que hoje é feita pela taxa Selic, fosse feita pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Mas o relator do projeto, o senador José Pimentel (PT-CE), emitiu relatório pela prejudicialidade.

Entretanto, a Comissão rejeitou o relatório de Pimentel e aprovou voto em separado do senador Fernando Bezerra (PSB-PE), que propôs a substituição da taxa Selic pela regra prevista na Lei Complementar 148/2014, que trata dos critérios de indexação dos contratos de refinanciamento da dívida dos entes federados com a União, e prevê juros de 4% ao ano sobre o saldo atualizado pela variação IPCA.
 

O voto em separado recebeu apoio de vários senadores, entre eles Romero Jucá (PMDB-RR), Reguffe (PDT-DF), Alvaro Dias (PSDB-PR), Benedito de Lira (PP-AL) e Lúcia Vânia (PSB-GO). Os senadores concordaram com a intenção tanto de Valadares quanto do Fernando Bezerra é de encontrar uma solução para o acúmulo das dívidas dos municípios com o INSS.
 

“Quando apresentei este projeto em 2008, a situação dos municípios era de quase calamidade e imaginem agora. O voto em separado do senador Bezerra ajuda a corrigir essa disparidade e faz justiça aos municípios brasileiros”, comemorou Valadares.


O projeto espera turno suplementar para ser enviado à Câmara dos Deputados.
 
 
Por Assessoria de Imprensa (Brasília-DF)
 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.