Poder e Cotidiano em Sergipe
Proinveste: Sistema Viário do Centro Administrativo está 95% concluído 30 de Maio 17H:28

Proinveste: Sistema Viário do Centro Administrativo está 95% concluído

O Governo do Estado finaliza os serviços de melhoramento do Sistema Viário do Centro Administrativo Governador Augusto Franco, na Zona Oeste de Aracaju.

 

A obra contribuirá para mobilidade urbana na capital e está sendo executada por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura e do Desenvolvimento Urbano (Seinfra) em parceria com o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER).



Com recursos na ordem de R$ 18.726.873,43, provenientes do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados (Proinveste), a obra consiste em um moderno sistema viário que tem, entre outros objetivos, facilitar o acesso tanto à região do centro administrativo, como encurtar as distâncias para quem se desloca da BR 235 e da Avenida Tancredo Neves até a Avenida Marechal Rondon e também no sentido inverso.

 

O sistema viário
Dividido em 18 eixos, os serviços executados compreendem a restauração do sistema viário conforme foi concebido quando na sua implantação, recuperação do sistema de iluminação, execução de sistema de drenagem, pavimentação das vias existentes, bem como implantação de novas ruas, avenidas, acessos e rotatórias, totalizando aproximadamente 11 km de extensão.

 


As Avenidas Dr. Carlos Cruz, A, C, D e G1 terão nove metros de largura e dois metros de passeio em cada lado, enquanto nos demais eixos e ruas, as pistas variam entre 7 e oito metros, sendo que nas margens da maioria delas estão sendo plantadas gramas, o que tornará o aspecto do sistema viário mais bonito.

 

Transformação
Para o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, o novo sistema viário é um grande passo para a revitalização daquela área. “Com o advento do futuro Hospital do Câncer – cujos serviços de terraplenagem já foram concluídos -, da nova sede do Ministério Público Federal e do Centro Especializado em Reabilitação para Deficientes (CER IV), houve a necessidade em fazer modificações na região, criando novas vias e recuperando algumas já existentes, a exemplo da Avenida Dr. Carlos Cruz, que voltará a ser duplicada, bem como viabilizar o Centro Administrativo para quando forem construídas novas repartições públicas e implantada a Avenida Perimetral Oeste”, explica.



Ele afirma que quem trafega diariamente pela região já constata as mudanças e, aqueles que passaram por lá há muito tempo se surpreendem com a obra. “Diariamente, cerca de 30 profissionais finalizam os serviços que já perfazem 95% concluídos, e, nos próximos dias, aplicaremos a segunda camada de asfalto nas Avenidas Dr. Carlos Cruz e G1, faremos a limpeza e implantaremos as sinalizações verticais e horizontais e meio-fio nas vias restantes”, detalha.



Valmor Barbosa ressalta que a obra é mais um avanço. “O governador Jackson Barreto vem implantando um conceito de mobilidade urbana sem precedentes na capital sergipana. Com a construção da nova entrada de Aracaju, a ampliação do sistema viário do entorno do Aeroporto Santa Maria, a duplicação da Avenida Euclides Figueiredo, a futura interligação das Avenidas Rio de Janeiro com a Gasoduto e a melhoria desse sistema viário, a cidade ficará interligada de um ponto a outro e entra para o rol das capitais com eixos viários modernos, cujo objetivo é melhorar as condições de vida e tráfego da população”, enfatiza.

 

ASN

Fotos: Jorge Reis/Seinfra

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.