Poder e Cotidiano em Sergipe
Previsão de alta de mais de 9% para a conta de luz em 2018 26 de Dezembro 8H:14
COTIDIANO

Previsão de alta de mais de 9% para a conta de luz em 2018

O aumento dos encargos sociais e o regime de chuvas insuficientes para a compensação dos períodos de seca podem ser as causas para o aumento previsto para a conta de energia elétrica em 2018.

As tarifas devem fechar 2017 com alta de 14% e subir 9,4% em 2018. Existe a expectativa de que o IPCA ( que é a inflação oficial) fique abaixo de 3% em 2017 e 4% para 2018.
Um levantamento realizado pela TR Soluções aponta que em algumas regiões a alta na conta de energia elétrica deve ser maior do que em outras.

A previsão da TR inclui algumas premissas: as diferentes bandeiras esperadas ao longo do ano, os reajustes previstos para as principais distribuidoras e o regime de chuvas para o período.

Além do regime de chuvas, os encargos incluídos na tarifa também explicam as previsões pouco animadoras.

A conta, que inclui todas as políticas públicas ligadas ao setor, como o programa Luz para Todos e a tarifa social de energia - chamada de CDE -, que deve passar de R$ 9,3 bilhões neste ano para R$ 12,6 bilhões em 2018.

Embora concordem que o quadro é dramático, analistas descartam ameaça de racionamento. Eles dizem que a usina de Belo Monte já opera em ritmo razoável e que o país dispõe de outras fontes de energia. Uma delas, a energia térmica, mais cara, está entre as justificativas para o encarecimento da conta.

O crescimento econômico é outro ponto de atenção para os especialistas. O consumo total de energia do país está em nível próximo ao registrado em 2014, e o setor se questiona como a demanda deve se comportar em um ambiente de retomada da economia - e seu impacto na tarifa, já que a procura maior por energia a encarece.

*Com informações da Valor

Foto: Divulgação/Sinergia

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.