Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura fiscaliza o descarte irregular de lixo em Aracaju 14 de Julho 8H:40

Prefeitura fiscaliza o descarte irregular de lixo em Aracaju

A Prefeitura de Aracaju tem realizado monitoramento constante do descarte irregular de lixo e busca conscientizar a população sobre a gravidade da ação.

 

Frequentemente são enviadas imagens com flagras de atos ilegais, tanto de locais públicos como privados, para os órgãos públicos, que tomam as devidas providências. O ato é considerado crime, de acordo com a Lei Municipal vigente de nº 1.721/91.

 

Devido à alta incidência de casos em diversos pontos da cidade e em cumprimento à determinação do prefeito Edvaldo Nogueira, a fiscalização municipal vem sendo redobrada e realizada com rigor, através da Defesa Civil, Guarda Municipal de Aracaju (GMA), Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).

 

Os cidadãos que forem flagrados descartando materiais em locais irregulares estão sujeitos a penalidades da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), que vão desde a autuação inicial e multa, podendo variar entre R$ 500 e R$ 50 mil reais a, até mesmo, detenção.

 

Apesar da ação não possibilitar prisão em flagrante prevista em lei, o infrator será submetido a processo judicial e a pena irá depender da gravidade do caso, no que se refere aos danos causados ao meio ambiente.

 

O secretário municipal da Defesa Social e Cidadania, Luís Fernando Almeida, ressalta que a contribuição da população é de fundamental importância para o cumprimento da lei. "Através das denúncias anônimas recebidas, quando há a presença de veículos emplacados nas imagens ou vídeos enviados, é possível realizar a autuação através de identificação junto ao Detran. A consequência do descarte irregular é grave e afeta as comunidades gerando problemas ambientais, entupimento de canais e alagamentos", afirma.

 

Os flagras mais comuns de descartes em Aracaju envolvem carroças, empresas de construção e os próprios moradores do local. Grande parte desses deposita quantidades de entulhos superiores ao limite de 1m³ nas caixas coletoras, disponibilizadas pela Emsurb em toda a cidade. Acima desse volume, deve ser feito o tratamento de destino adequado ao aterro sanitário localizado no município Rosário do Catete (SE).

 

As denúncias podem ser feitas pela população à GMA por meio do telefone 153 ou do Whatsapp (79) 98166-7790.

 

PMA

Foto: Ana Lícia Menezes

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.