Poder e Cotidiano em Sergipe
Prefeitura entrega certificado a mais de 40 'flanelinhas' 2 de Março 8H:08

Prefeitura entrega certificado a mais de 40 'flanelinhas'

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), dando início a uma série de eventos em comemoração aos 161 anos da capital, entregou ontem (1º),  41 certificados a guardadores de carros da região do Centro da capital. Eles participaram das oficinas de Atendimento com Qualidade e Marketing Pessoal.


As oficinas tiveram início no final do ano passado,
foi desenvolvida pela Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), conjuntamente com a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec).


O objetivo das oficinas foi o de aperfeiçoar o serviço desempenhado por esses profissionais conhecidos como “flanelinhas”. Segundo o prefeito João Alves Filho, com o certificado, o guardador de carros ganha credibilidade junto à população.

É importante, pois o nosso maior objetivo é protegê-los, pois nós estamos dando cursos para eles se aperfeiçoarem e também queremos abrir alternativas de trabalho, dentro da PMA e com os outros órgãos, para que eles tenham uma condição melhor. Na atual situação, eles ficam desprotegidos e estamos procurando viabilizar para que eles tenham uma vida mais tranquila e equilibrada”, enfatizou o prefeito. 


A prestação do serviço também fica mais segura, pois, agora, eles passaram a usar um colete. “Foram convidados todos os guardadores que ficam na região do parquímetro para que eles sejam cadastrados e não fiquem marginalizados, sem poder atuar. Por conta disso, a prefeitura fez o cadastro desses profissionais e a gente está qualificando para conseguir um emprego e, desta forma, eles possam ser identificados para os condutores de carro dentro da região do Centro”, comentou a presidente da Fundat, Glaucia Guerra.  


Inclusão
Na ocasião, a Fundat e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Aracaju (Setransp) celebraram um Termo de Cooperação, com o objetivo de encaminhar os guardadores de carro para os processos seletivos realizados pelas empresas do transporte coletivo urbano de Aracaju. A partir dessa união de esforços, eles terão mais facilidade no processo de inserção no mercado de trabalho, possibilitando a saída da informalidade.


Para o presidente do Setransp, Alberto Almeida, participar dessa parceria é importante para gerar emprego formal. “A preocupação do Setransp é participar desse projeto da Fundat na tentativa de buscar parte de trabalho formal que foi treinado e qualificado pela Fundat. A importância é trazer os que estão na informalidade para o emprego formal”, frisou.  


Serviço complementa renda
Alexandre Silva, que guarda carros na região do Centro de Aracaju, recebeu certificado e o colete para exercer a função. Ele atesta que, por trabalhar com o jaleco da prefeitura, conta com uma maior confiança por parte das pessoas.


Nos deram a oportunidade, com um serviço digno, a trabalhar olhando o carro das pessoas. Quanto mais derem essa oportunidade, a gente agradece e, com esse fardamento, será o nosso crachá de identificação e só temos a agradecer. Com a chegada do rotativo ficou difícil da gente ganhar dinheiro e, com o apoio da Fundat, estamos conseguindo ganhar o pão de cada dia e dar mais credibilidade com o freguês, que terá mais segurança em deixar o carro com a gente”, contou o guardador.


Já para Marcelo Souza, com a qualificação houve uma valorização da categoria. “Para a categoria de guardador de carro isso foi muito importante, pois, antes era menosprezada e, com essa ação, isso traz um incentivo para todos nós. Todos fardados e devidamente identificados melhora a nossa categoria”, disse.


Ailton Cordeiro afirmou que esse conhecimento trará melhorias. “Muito bom, pois tem mais segurança e conhecimento. Foi um tempo de aprendizado que fez com que a gente ficasse regulamentado, o que melhora o atendimento aos clientes”, ressaltou. 


Fonte: AAN
Foto: Sérgio Silva

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.