Poder e Cotidiano em Sergipe
Obras da Termoelétrica estão com 50% dos serviços executados 8 de Junho 6H:57
PODER

Obras da Termoelétrica estão com 50% dos serviços executados

Representantes do governo do Estado, entre eles a secretária de Estado da Casa Civil, Conceição Vieira, visitaram ontem as obras de construção da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe.

O projeto é desenvolvido pela Centrais Elétricas de Sergipe (Celse), empresa controlada pela Ebrasil e a Golar Power Ltd. Essa será a maior e mais eficiente usina termoelétrica da América Latina.

Segundo presidente da Celse, Pedro Litsek, as obras estão com 50% do serviço em andamento e a empresa se prepara para recepcionar, nos próximos dias, as turbinas a gás - principais equipamentos da usina.

 

Litsek destacou ainda o diferencial da Termoelétrica Porto de Sergipe com relação a grandiosidade e eficiência energética.

É uma usina de última geração, com maior eficiência disponível hoje no mundo. Ela vai proporcionar uma energia firme, barata e fundamentalmente adequada para o sistema brasileiro de produção de energia. A gente anunciou, neste evento, a chegada das turbinas a gás, o coração da usina. E vamos iniciar o transporte até aqui. Uma vez concluído isso, vamos caminhar a passos largos para concluir o nosso compromisso", diz Litsek.

O governo do Estado de Sergipe classifica o projeto UTE Porto de Sergipe como histórico para o estado, pelos investimentos e pela cadeia de novos negócios a serem gerados.

“Os benefícios são imensos para Sergipe. Sergipe teve seu momento com o boom da Petrobrás há mais de 40 anos, mas há uma deficiência nessa área hoje. Então, a Celse chega e vimos que o que que está sendo implantado aqui não é simplesmente mais um empreendimento”, afirmou Conceição Vieira.

De acordo com Pedro Litsek, no momento, 2. 608 pessoas trabalham na obra no estado. Destes, 1.514 são trabalhadores de Sergipe. Em sua explanação sobre o projeto, o gerente do projeto da General Eletrics em Sergipe, Adriano Cezário, informou ainda que 160 empresas de Sergipe foram contratadas pela GE, gerando mais de R$ 70 milhões em contratos no estado. “Estas empresas, que fornecem produtos e serviços a GE, empregam 4.000 pessoas”, explicou Cezário.

A americana GE (General Eletrics) Power Services é responsável pela execução do contrato no valor de US$ 1,116 bilhão para construir e operar a planta. A duração do acordo da GE com a Celse é de 25 anos.

*Com informações da Agência Sergipe

Foto: Jorge Henrique/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.