Poder e Cotidiano em Sergipe
O GRITO DE JACKSON 5 de Outubro 14H:21

O GRITO DE JACKSON

A situação crítica do moribundo Rio São Francisco acordou o governador Jackson Barreto que tomou a iniciativa de convidar o governador de Alagoas, Renan Filho, para avaliarem a crise hídrica que o abandono do rio está provocando. Em Penedo, os governadores puderam sentir “in loco” o quanto é preocupante o domínio do rio pela CHESF, com o aval da Agência Nacional de Águas – ANA e do Operador Nacional de Energia Elétrica – ONS, órgãos esses que considero os maiores predadores do rio, pois, nada fazem para replantar a floresta que outrora havia ao longo do rio e de seus afluentes.

As florestas, está provado, fabricam seu próprio regime de chuvas. Sem floresta não há chuva e é exatamente por isso que o rio São Francisco está secando. Alguém sabe dizer em qual deserto chove? Historicamente, só começa a chover na bacia do São Francisco a partir de dezembro, quando então a Barragem de Sobradinho, que forma o segundo maior lago artificial do mundo, já estará seca, o que obrigará a se utilizar do seu “volume morto”. Esse lago, junto com o formado pela barragem de Três Marias, é considerado os pulmões de todo o sistema implantado para a geração de energia.

Mas, o que se tem observado é que o volume de chuvas tem sido menor a cada ano que passa, deixando esses lagos com uma acumulação bem abaixo do esperado. Na minha opinião, motivado pela retirada crescente das florestas e das matas ciliares, o que aumenta a desertificação e o assoreamento do rio e de seus afluentes.

O governador Jackson foi ao encontro munido de estudos que apontam prejuízos na receita do Estado de Sergipe pela queda da geração da Usina de Xingó, e, de despesas que a DESO vem enfrentando para poder manter o bombeamento das quatro adutoras que formam os sistemas integrados do Alto Sertão, Semiárido, Sertaneja, e São Francisco, responsáveis por 70% do abastecimento público de nosso Estado.

A imprensa registrou em manchetes o pronunciamento que fez o governador. Um grito rouco, sem potência, ainda apenas um grito crítico de alerta, mas, que serviu para que os sergipanos soubessem que o governador acordou para o problema, pois, o Estado de Sergipe não pode ficar à mercê do imponderável!

É urgente que se encontre uma solução para as captações das referidas adutoras, que foram executadas antes da existência da Usina de Xingó, no tempo em que o rio tinha uma vazão regularizada de 2.650 m3/s. As vazões liberadas vêm, desde muito, “ladeira abaixo” e estão ameaçando um colapso no abastecimento de água de nosso Estado, hoje chegando a 540m3/s, e, assim, impedindo que se tenha submergência para as bombas. Acrescente-se que a salinização do rio, pelo avanço do oceano, está batendo à porta. Já avançou sobre Piaçabuçu e está em Penedo. Com o tempo poderá chegar a Propriá e o caos se instalará em Aracaju e sua região Metropolitana onde vivem cerca de um milhão de pessoas.

A atitude do nosso governador é louvável, ante o sono profundo em que se encontram os governadores de Estados mais poderosos, também banhados pelo rio, a citar, Minas, Bahia e Pernambuco, calados que estão, como se alguma mordaça lhes impedisse de gritarem, de exigirem a propalada revitalização do rio São Francisco.

Enquanto isso, o que fazer? Só há um jeito, “dançar conforme a música” e salvaguardar nossa população levando nossas captações para o reservatório de Xingó. Precisamos de, apenas, 10 m3/s, dos 540m3/s hoje liberados por Xingó e que são despejados no mar. Para tanto, apresentei a ideia de um projeto que denominei de “Linha Mestra Xingó”, exposta no livro de mesmo nome e que poderia aproveitar toda a infraestrutura já instalada do projeto Jacaré-Curituba, sem causar nenhum prejuízo a esse sistema. Essa é a hora de reivindicar!

Parabéns governador Jackson Barreto! Bravo!

Renato Conde Garcia, engenheiro e ex-presidente da Deso

Foto: Fabio Pozzebom/Abr

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.