Poder e Cotidiano em Sergipe
No Brasil os pobres pagam mais impostos que os ricos 28 de Junho 11H:52

No Brasil os pobres pagam mais impostos que os ricos

Por Mendonça Prado


A maior quantidade de recursos que ingressa nos cofres públicos tem origem na tributação indireta, aquela paga sem distinção da capacidade contributiva das pessoas.



A diferença entre tributação direta e indireta está na incidência. Por exemplo, o Imposto de Renda – imposto direto, é pago de acordo com os rendimentos dos contribuintes. Assim, quem ganha mais paga mais, e quem ganha menos paga menos. O IPTU, que também é direto tem como base de cálculo o valor venal do imóvel, portanto, afere-se o patrimônio. Sobre os imóveis mais caros incide um imposto mais alto. Porquanto a tributação direta avalia a renda e patrimônio.



Já no caso do ICMS, imposto indireto, há um tratamento igualitário. Dessa maneira, ao comprar uma coca cola em um supermercado, o milionário paga o mesmo preço de um cidadão paupérrimo que adquire o refrigerante na bodega. Logo, como o imposto é indireto, já vem introduzido no valor do refrigerante e, por essa razão, o pobre colabora para o governo na mesma proporção que o rico.



Fazendo essa breve análise sobre cobrança de impostos direto e indireto no sistema tributário nacional, podemos concluir que, se a maior quantidade de dinheiro que entra nos cofres do governo, é recolhida através da tributação indireta, a fatia maior sai do bolso dos mais pobres.



Essa é apenas uma das injustiças do modelo brasileiro.



Diante disso, é fundamental que seja feita uma reforma capaz de promover respeito à capacidade contributiva de pessoas físicas e jurídicas, e o fim das brechas que atualmente favorecem os sonegadores, que tiram o dinheiro dos mais pobres.

 

Foto: Luiz Valério

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.