Poder e Cotidiano em Sergipe
Nanicos criam o G-10, bloco de dez partidos na Câmara 28 de Outubro 9H:56

Nanicos criam o G-10, bloco de dez partidos na Câmara

Juntos, PTN, PHS, PSL, PSDC, PRTB, PMN, PTC, PRP, PEN e PTdoB reúnem 24 deputados eleitos. Mas grupo pode chegar a 56 parlamentares, com a entrada do Pros e do PRB


Os partidos começam a articular alianças para garantir sua participação no novo Congresso, que contará, pela primeira vez, com representantes de 28 legendas. Dez pequenas siglas anunciaram a formação de um bloco, autointitulado G-10. Juntos, PTN, PHS, PSL, PSDC, PRTB, PMN, PTC, PRP, PEN e PTdoB abrigam 24 deputados eleitos. O grupo negocia a entrada do Pros (11 deputados eleitos) e do PRB (21 parlamentares). Caso os partidos dos irmãos Ciro e Cid Gomes (Pros) e do deputado mais votado em outubro, Celso Russomanno (PRB-SP), oficializem a adesão, o bloco reunirá 56 deputados. Ou seja, 11% da Câmara.

Segundo o jornal O Globo, o objetivo do G-10 é tentar impedir o avanço de qualquer proposta que crie dificuldades para as pequenas siglas, como a chamada cláusula de barreira ou cláusula de desempenho, que restringe a dispositivo que restringe ou impede a atuação parlamentar de um partido que não alcance um percentual de votos determinado. O mecanismo, que também limita o acesso ao fundo partidário e ao horário partidário, é defendido pelas principais legendas como forma de evitar a eleição de bancadas com baixa representatividade.

LEIA MAIS EM congressoemfoco.uol.com.br/noticias/nanicos-criam-o-g-10-bloco-de-dez-partidos-na-camara/

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.