Poder e Cotidiano em Sergipe
Mudança de partido: Veja o balanço em Sergipe 9 de Abril 14H:06
PODER

Mudança de partido: Veja o balanço em Sergipe

E Com a brecha da janela partidária, que nada mais é do que um período em que deputados federais e estaduais podem mudar de partido sem a possibilidade de perder o mandato por infidelidade partidária, a última sexta-feira foi de correria, filiações e mudança de siglas em Sergipe.

A janela prevê ainda que, até seis meses antes das eleições, os candidatos aos cargos em disputa nas urnas precisam estar filiados ao partido pelo qual vão concorrer. Confira então as mudanças anunciadas em Sergipe.

O Partido Social Democrático (PSD) recebeu a filiação do governador Belivaldo Chagas, além dos deputados estaduais Goretti Reis e Robson Viana; o prefeito do município de Telha, Flávio Dias; a ex-prefeita de Carmópolis, Esmeralda Cruz; Serginho Oliveira de Nossa Senhora da Glória; Adailton Martins, irmão do prefeito de Barra dos Coqueiros.

Já o deputado federal Laércio Oliveira, deixou o Solidariedade e rumou para o Partido Progressista (PP).

Na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nove deputados mudaram de sigla: Georgeo Passos deixou o Partido Trabalhista Cristão (PTC) e se filiou ao Rede; Venâncio Fonseca deixou o PP e foi para o PSC; Paulinho das Varzinhas saiu do PTdoB e foi para o PSC; Dr. Vanderbal Marinho saiu do PTC para o PSC; Robson Viana deixou o PEN pelo PSD; Gustinho trocou o PRP pelo Solidariedade;Maria Mendonça deixou o PP e foi para o PSDB; Moritos Matos saiu do PROS e se filiou à Rede e Gilmar Carvalho, que estava sem partido, agora aportou no PSC.

E o cenário na Assembleia ficou da seguinte forma: o PSC de André Moura agora tem seis deputados, seguido pelo PSD com quatro deputados.

Já o MDB do ex-governador Jackson Barreto, que tinha a maior bancada, fica com a terceira colocação com três deputados filiados. A Rede, que não tinha nenhum deputado, passa a ter dois. O PT continua com dois parlamentares na Alese.

Possuem apenas um representante, o PR (Adelson Filho); o PRB (Jairo de Glória); Solidariedade (Gustinho Ribeiro); o PDT (Silvia Fontes); o PHS (Augusto Bezerra); o PSDB e o PSB (Luciano Pimentel).

Entre os políticos que não possuem mandato, mas que se lançarão pré-candidatos estão: o ex-deputado federal José Carlos Machado, que deixou o PSDB e foi para o PPS; o ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita, que se filiou ao PTC; o ex-deputado Sérgio Reis, saiu do MDB e foi para o Podemos.

Também foi para o Podemos, a esposa de Diógenes Almeida, prefeito de Tobias Barreto, Diná.

André Moura fortalecido

Nessa troca-troca de partido, o PSC de André Moura saiu fortalecido, tanto na Alese (6 deputados) quanto nas Prefeituras sergipanas, totalizando 17 prefeitos

PR articulando

Além disso, o PR, que conta com o deputado federal Adelson Barreto e o deputado estadual Tijoi, será comandado pelo prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho. Seu filho, Tales, será candidato a deputado estadual, também pelo PR. A vice-prefeita de Itabaianinha, Janier, também foi para o PR.

Capitão Samuel do outro lado

Por último, o deputado estadual Capitão Samuel, que estava apoiando o governo, foi para o PSC.

Foto: Divulgação/TRE

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.