Poder e Cotidiano em Sergipe
MPF/SE consegue suspender novas obras no bairro Jabutiana 30 de Junho 11H:02

MPF/SE consegue suspender novas obras no bairro Jabutiana

A pedido do Ministério Público Federal em Sergipe (MPF/SE), a Justiça Federal determinou, por meio de liminar, que a Administração Estadual do Meio Ambiente e o Município de Aracaju (Adema) paralisem todos os licenciamentos ambientais em curso voltados a empreendimentos no bairro Jabutiana, localizado na Zona Oeste de Aracaju.

 

A decisão proíbe, ainda, que o município, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e a União concedam alvarás de construção, autorização de ocupações, 'habite-se' ou qualquer outro meio administrativo para uso e ocupação do solo na região, até que o problema da drenagem e esgotamento sanitário sejam resolvidos.

 

Seguindo o pedido do MPF/SE, a decisão liminar também determinou o início imediato de projeto de macrodrenagem e microdrenagem para as bacias independentes identificadas no bairro e que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) apresente em 15 dias o projeto executivo de esgotamento sanitário. O município e o estado deverão fazer o cadastramento das famílias que moram na área de preservação localizada na Ponte da Estrada da Jabutiana e a posterior demolição dos imóveis vazios. Além disso, foi estipulada multa diária de R$ 500 em caso descumprimento da decisão.

 

Atuação MPF

A ação ajuizada pelo MPF/SE busca uma decisão que faça cessar as enchentes e agressões ambientais no bairro Jabutiana. São responsabilizados a União, estado, município e Deso por omissão ao não realizar macro e microdrenagens das águas da chuva e do esgotamento sanitário, sob sua responsabilidade. Há ainda pedido de condenação de todos os réus ao pagamento de multa de R$ 1 milhão como indenização por dano moral coletivo.

 

A ação destaca que foi constatada a ilegalidade das condutas da Adema, da Emurb e do Município de Aracaju na autorização e no licenciamento (ou ao menos na omissão de fiscalização) de inúmeros empreendimentos imobiliários no bairro (alguns em área de preservação permanente), sem planejamento urbanístico prévio e sem que exista na área sistemas de drenagem e esgotamento suficientes para abarcar o crescimento que vem ocorrendo nos últimos anos.

 

Entenda o caso

Após a grande enchente que atingiu a Jabutiana em maio de 2015, a Câmara Municipal de Aracaju solicitou ao MPF/SE uma investigação sobre as causas dos alagamentos. Na época, com as fortes chuvas, vários moradores ficaram ilhados, centenas desabrigados, móveis e até veículos foram arrastados pelas águas, além da exposição a contaminação por doenças a que os moradores foram submetidos.

 

Com o pedido feito ao MPF/SE, a investigação partiu de relatório entregue pela Deso, e da realização de inspeção na Jabutiana para verificar possíveis irregularidades ambientais. Foi constatada a ocupação irregular de grandes áreas de manguezal para a construção de empreendimentos residenciais, bem como aterro e despejo de entulho na área de preservação permanente (manguezal) que margeia o Rio Poxim, sem contar com a abertura indiscriminada de ruas e pontos de alagamento, frutos do crescimento desordenado.

 

A ação é de responsabilidade da procuradora Lívia Tinôco e tramita na Justiça Federal com o número 0801519-50.2016.4.05.8500.

 

 

MPF/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.