Poder e Cotidiano em Sergipe
MPE recomenda que governo não atrase repasses 31 de Agosto 12H:30

MPE recomenda que governo não atrase repasses

O Ministério Público Estadual (MPE) expediu uma recomendação ao Poder Executivo do Estado de Sergipe, para que o Governo do Estado não atrase mais o repasse de duodécimos aos Poderes Legislativo, Judiciário, ao Ministério Público e à Defensoria Pública.

 

A recomendação foi dirigida ao governador Jackson Barreto (PMDB) e ao Secretário de Estado da Fazenda, Jeferson Passos. A medida tem caráter preventivo, com o objetivo de evitar eventuais demandas judiciais, alertaram os promotores que assinaram o texto.

 

O MPE diz que foram constatados frequentes atrasos no repasse e recomenda que o governo encaminhe as verbas ou disponibilize os valores correspondentes às dotações orçamentárias em conta bancária, até o dia 20 de cada mês – incluindo aí os recursos correspondentes a créditos suplementares e especiais.

 

A medida, segundo os promotores responsáveis, visa assegurar a efetiva autonomia funcional, administrativa e financeira, além do autogoverno dos órgãos.

 

A recomendação nº 001/2016 foi publicada na última sexta-feira, dia 26, assinada pelos promotores Bruno Melo Moura e Jarbas Adelino S. Júnior e integra o Inquérito Civil 17.15.01.0167. O texto pede que o governo apresente em até dez dias uma resposta sobre as providências adotadas, visando o cumprimento do recomendado.

 

A recomendação cita o artigo 168 da Constituição Federal, que dispõe: “Os recursos correspondentes às dotações orçamentárias, compreendidos os créditos suplementares e especiais, destinados aos órgãos dos Poderes Legislativo, Judiciário, do Ministério Público e da Defensoria Pública, ser-lhes-ão entregues até o dia 20 de cada mês, em duodécimos  (...)”.

 

O texto lembra que esse dispositivo assegura a autonomia financeira dos órgãos citados, garantindo o direito de receberem as dotações que lhe são próprias, na forma de duodécimos, impondo ao Executivo, na função de arrecadador das receitas estatais, o dever de repassá-los aos destinatários, até o vigésimo dia de cada mês.

 

A recomendação cita ainda que a Suprema Corte já se manifestou afirmando que o repasse do duodécimo não está sujeito à programação financeira e ao fluxo de arrecadação: “Trata-se de ordem de distribuição prioritária de satisfação das dotações consignadas ao Poder Judiciário”.

 

A peça ainda cita decisão recente do Supremo Tribunal Federal (STF), que concedeu liminar para determinar que o estado do Rio de Janeiro efetuasse o repasse do duodécimo na data determinada pela lei – dia 20.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.