Poder e Cotidiano em Sergipe
MPE diz que TCE adota modelo de gestão ultrapassado e antidemocrático 12 de Setembro 11H:01

MPE diz que TCE adota modelo de gestão ultrapassado e antidemocrático

O Ministério Público de Sergipe (MPE) expediu recomendação ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que os conselheiros adotem medidas necessárias para reestruturar o modelo organizacional e desvincular as coordenadorias de Controle e Inspeção (CCIs) dos gabinetes.

A recomendação foi feita pelos promotores de Justiça do Patrimônio Público, Jarbas Adelino, Bruno Melo e Luciana Duarte Sobral.

A promotoria destacou que o TCE sergipano adota modelo de estruturação antidemocrático e ultrapassado , apesar desse sistema estar sendo abolido pelos Tribunais de Contas do país.

O MPE considerou que o modelo adotado pelo TCE de Sergipe é de natureza inquisitória, “que o conselheiro detém o poder de investigar, acusar e punir, absolutamente incompatível com o Estado Democrático de Direito, que no âmbito penal e disciplinar-administrativo, adotam o sistema acusatório, no qual essas funções são legitimamente separadas”.

Os promotores pedem ainda que as CCIs promovam a fiscalização pautadas pela autonomia técnica e imparcialidade, e não da forma como está sendo feita.

Para eles, o modelo de estruturação atual, que vincula as coordenadorias aos gabinetes, "viola a regra do sistema acusatório adotado no Brasil, além dos princípios administrativo-constitucionais da legalidade e da eficiência, bem como compromete a lisura e imparcialidade dos julgamentos da Corte Contas”.

Ainda segundo o órgão ministerial, o “atual modelo vai de encontro à independência técnico-funcional das unidades responsáveis pelas auditorias e inspeções, prejudicando gestores inspecionados e prerrogativas do próprio corpo técnico - e ainda compromete as garantias processuais constitucionalmente asseguradas aos gestores e demais responsáveis sujeitos ao julgamento de contas". 

O MP solicitou que a Recomendação Administrativa seja cumprida no prazo de 60 dias. Caso não haja cumprimento, o órgão adotará medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

Com informações do MPE 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.