Poder e Cotidiano em Sergipe
Morre José Carlos Teixeira, ex-vice-governador de Sergipe 29 de Maio 16H:24
PODER

Morre José Carlos Teixeira, ex-vice-governador de Sergipe

Faleceu no início da tarde de hoje, aos 82 anos, o ex-vice-governador de Sergipe, José Carlos Teixeira.

Além de exercer o cargo de vice-governador, Teixeira também foi deputado federal, prefeito de Aracaju e ex-secretário de Estado da Cultura. Ele lutava contra o câncer e vinha sendo acompanhados por uma equipe médica em sua residência.

Trajetória
Filho do empresário Oviêdo Teixeira e de Alda Mesquita Teixeira, Zé Carlos Teixeira foi militante da União Sergipana dos Estudantes Secundaristas – USES, ao lado de Jaime Araujo e Tertuliano Azevedo em 1950, quando estudava no Colégio Estadual Atheneu Sergipense.

Também estudou na Bahia, onde vivera outra experiência no movimento estudantil secundarista, participando ativamente da campanha “O petróleo é nosso”.

Formou-se em Contabilidade pela Escola Técnica de Comércio Tobias Barreto, em Aracaju (1957); em outubro de 1962 elegeu-se deputado federal na legenda da Aliança Social Democrática – coligação formada pelo Partido Social Democrático (PSD) e o Partido Republicano (PR).

Vice-líder do PSD na Câmara dos Deputados (1965), com a extinção dos partidos políticos por força do Ato Institucional nº 2 (27/10/65), e a implantação do bipartidarismo, filiou-se ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), partido de oposição ao regime militar instalado no país em abril de 1964.

Presidente do diretório regional e integrante do diretório nacional da agremiação (1966), vice-líder da bancada (1966-1967), vice-presidente das comissões da Bacia do São Francisco, de Segurança Nacional e de Fisca¬lização Financeira e Tomada de Contas, e titular Comissão de Orçamento, em novembro de 1966 foi o único candidato do MDB de Sergipe a reconquistar o mandato federal. Com o retorno do pluripartidarismo foi um dos fundadores e primeiro presidente do PMDB em Sergipe.

Foi nomeado prefeito de Aracaju pelo governador João Alves Filho exercendo o mandato entre 30 de maio de 1985 e 1º de janeiro de 1986, quando transmitiu o cargo ao seu correligionário Jackson Barreto, o primeiro prefeito da cidade eleito pelo voto popular após 20 anos.

Em 1990 foi eleito vice-governador de Sergipe na chapa que reconduziu João Alves Filho ao Governo do Estado.

Zé Carlos Teixeira deixa esposa, cinco filhas e netos. O velório será no Palácio Olímpio Campos (Praça Fausto Cardoso) e o cortejo sairá às 10h de amanhã para o Cemitério Colina da Saudade, onde o corpo será sepultado às 11h. O governador do Estado, Belivaldo Chagas, decretou luto oficial de três dias pela morte de Teixeira.

Foto: Divulgação

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.