Poder e Cotidiano em Sergipe
Modernização do painel eletrônico garante mais transparência e agilidade à atividade legislativa 29 de Maio 13H:16

Modernização do painel eletrônico garante mais transparência e agilidade à atividade legislativa

Agilidade, transparência e modernização. Essas são algumas das características que marcam a atual fase do sistema de votação do Plenário do Senado, com a inauguração das novas funcionalidades do painel eletrônico, nesta semana. A partir de agora, é possível registrar a orientação dos líderes durante as sessões e realizar votações simbólicas (aquela em que o voto do líder representa o voto de toda a bancada). Além disso, o presidente do Senado pode controlar a votação, por meio de um equipamento touch screen. Em breve deve haver uma sincronização entre os sistemas do Plenário e das comissões, por meio da implantação de biometria.

De acordo com Sérgio Bonifácio, titular da Coordenação do Sistema de Votações Eletrônicas (Cosve), a mudança integra um projeto de modernização que vem sendo desenvolvido em etapas. A primeira fase foi concluída no fim de 2014, com a troca de painéis.

— Havia painéis de LED (diodo emissor de luz) já bem antiquados, com mais de uma década de uso e que não suportavam as informações necessárias durante a sessão. Então, no fim do ano passado, nós os substituímos e, agora, estamos finalizando a segunda etapa, com a troca dos softwares — explicou.

Com isso, os senadores poderão verificar a orientação de seus líderes partidários no painel. A orientação da bancada pelo líder faz parte da rotina diária das votações no Plenário. Por meio desse sistema, os líderes partidários declaram como a legenda deseja que seus senadores votem a matéria em questão.

Sérgio Bonifácio explicou que os projetos de modernização das comissões e do Plenário caminham juntos.

— Duas comissões já receberam painéis e o sistema de votação. O Plenário tem recebido essas melhorias passo a passo. Não fazemos todas as mudanças de uma vez porque o sistema é muito crítico. Há muitas questões de segurança envolvidas. Por isso, temos de ser precavidos para garantir que tudo funcione da maneira correta — salientou.

Entre os principais ganhos, acrescentou Sérgio Bonifácio, está o fato de o senador dispor de informações que antes não estavam acessíveis. Antes, se um líder encaminhasse a votação e o senador chegasse depois, não era possível saber qual era o encaminhamento do partido.

— Algumas melhorias previstas são que a única fonte de saída do sistema antigo era o papel. Em nossa próxima versão, vai haver a exportação direta de dados para o sistema legislativo. Então, após a votação da matéria, os dados estarão disponíveis na internet. Isso não está pronto ainda. Com isso, um dos ganhos é a transparência — afirmou.

Transparência

O secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, destacou que, antes do processo de modernização, a votação simbólica era feita por meio do método de “levantamento ou não de mãos”.

— Com certa frequência, ocorria uma ausência de transparência, já que nem sempre era anunciado quem havia levantado a mão. Além disso, havia, muitas vezes, uma ausência de precisão, que acabava conduzindo a uma nebulosidade do processo legislativo — disse.

Nos bastidores, apontou Bandeira, também houve uma grande mudança com o acréscimo de um novo padrão de segurança, por meio da utilização de biometria.

— Isso permitirá que o nosso banco de dados de digitais de senadores se comunique com as comissões e com o Plenário da Câmara dos Deputados, para que, muito em breve, o senador que registre presença na comissão ou no Plenário da Câmara possa ter presença registrada no Plenário do Senado. O próximo passo é colocar o painel (eletrônico) em todas as comissões e acrescentar a biometria em todos os postos de votação dos senadores e interligar as comissões e o Plenário — afirmou.

Para o secretário-geral adjunto, José Roberto Leite de Matos, a orientação de lideranças é muito importante para o processo legislativo, pois “ torna o voto da bancada durante o procedimento mais uniforme”.

Já quanto à votação simbólica, explicou, o próprio painel vai totalizar os votos de cada bancada. Antes, isso era feito à mão.

— Para isso, nós tínhamos que saber quantos senadores de cada partido estavam presentes e, conforme os votos, ir totalizando para chegar ao resultado. Além disso, estamos integrando o sistema de votação com o de som, que funcionavam concomitantemente, mas de forma separada — concluiu.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, destacou que o novo sistema mostra quais senadores já registraram presença, mas ainda não votaram o projeto em análise no momento.

— O novo sistema implementou uma nova rotina de segurança no manejo da biometria dos senadores, que permitirá muito em breve o uso das digitais nas votações ordinárias no Plenário, bem como a comunicação das presenças registradas no Plenário e nas comissões, integrando todos os diferentes sistemas em funcionamento na Casa — afirmou o presidente.

Fonte: Agência Senado

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.