Poder e Cotidiano em Sergipe
Ministro chega a Aracaju para participar de aniversário do Tribunal de Contas 16 de Março 6H:50
PODER

Ministro chega a Aracaju para participar de aniversário do Tribunal de Contas

O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) celebrará seus 49 anos de existência hoje, a partir das 9h, com uma programação que terá entre os destaques a palestra do ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), com o tema "Governança Pública e a importância dos Tribunais de Contas para a sociedade".

Nardes foi recebido no aeroporto de Aracaju na tarde de ontem pelo conselheiro-presidente Ulices Andrade. Em seguida, eles fizeram uma visita à Secretaria de Controle Externo do TCU em Sergipe.

Além de proferir palestra, o ministro lançará seu mais recente livro, intitulado "Da Governança à Esperança", no qual narra, sob sua perspectiva, dois acontecimentos que repercutiram na política e na economia do país: as pedaladas fiscais e o Impeachment de 2016.

O palestrante ingressou no cargo de ministro do TCU em setembro de 2005. Presidiu o órgão no biênio 2013-2014, mesmo período em que esteve à frente da Organização Latino-americana e do Caribe de Entidades Fiscalizadoras Superiores (Olacefs).

Em 2015, o ministro foi relator da análise das contas presidenciais do ano anterior, referente ao mandato da presidente Dilma Rousseff, que resultou na histórica rejeição das contas presidenciais.

Programação
A programação que marcará o aniversário de 49 anos do TCE/SE terá início com o descerramento da placa dando o nome do ex-governador Augusto Franco ao edifício-sede do órgão.

O prédio era denominado Palácio Governador “Albano Franco”, mas em abril de 2017 deixou de ter nome em virtude de decisão judicial que determinou a modificação de nomes de pessoas vivas em prédios e demais logradouros públicos, interna e externamente.

Haverá ainda o lançamento do livro “Escola de Contas e o controle social na formação profissional", cuja autora é a servidora e diretora técnica do TCE/SE, Patrícia Verônica Sobral de Souza. A obra apresenta o primeiro estudo realizado no país sobre as instituições de ensino vinculadas aos TCs.

História
O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe foi criado pela Emenda Constitucional nº 2, de 30 de dezembro de 1969, promulgada pelo então Governador Lourival Baptista, em face do recesso compulsório da Assembleia Legislativa Estadual, decretado pelo Ato Complementar nº 47, de 7 de fevereiro daquele ano, do Governo Militar vigente à época.

*Com informações da Ascom/TCE/SE

Foto: Ascom/TCE/SE

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.