Poder e Cotidiano em Sergipe
Ministério da Saúde quer proibir venda de refil de refrigerante em fast-foods 14 de Junho 9H:43

Ministério da Saúde quer proibir venda de refil de refrigerante em fast-foods

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou ontem (13), novo acordo com a Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) para melhorar o perfil nutricional dos alimentos industrializados.

 

A meta é retirar, voluntariamente, 28,5 toneladas de sódio da alimentação dos brasileiros. 

 

Além da diminuição do sódio, outras ações propostas pelo Ministério da Saúde foram: melhorar a rotulagem dos alimentos, alerta para teor de sódio e açúcar; dosador de sal: regular a quantidade de sal a ser servida e proibir a venda de refil de refrigerante.  

 

Segundo estimativa da pasta, o país possui cerca de mil lojas de restaurantes de fast-food que servem refrigerante em refil.

 

O Ministério vai tentar um acordo com as redes para retirar a oferta do refil, caso contrário, terá que enviar um projeto de lei ao Congresso.  

 

A parceria valerá para os próximos cinco anos (2017 – 2022). A primeira cooperação com a indústria está em vigor desde 2011 e tornou possível a retirada de 17 mil toneladas de sódio que seriam consumidas pela população.

 

 Acesse aqui o link da apresentação sobre o novo acordo com a indústria. 

 

O brasileiro ingere atualmente 12 gramas de sódio por dia, mais que o dobro do máximo sugerido pela Organização Mundial da Saúde, que é de 5 gramas.

 

O consumo alimentar impacta na prevalência de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e obesidade que, juntas com as doenças cardiovasculares, respiratórias e câncer respondem por 72% dos óbitos no país.

 

“Existe, hoje, a necessidade de ajustar os hábitos alimentares dos brasileiros para prevenir a obesidade e doenças como diabetes e hipertensão. Também é fundamental incentivar a atividade física para o brasileiro ter uma vida mais saudável. Esse acordo é uma das medidas que ajuda nesse desafio”, declarou o ministro Ricardo Barros.

 

Com informações do Ministério da Saúde

Foto: Mario Tama/Getty Images

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.