Poder e Cotidiano em Sergipe
Merenda escolar em Canindé é aprovada por alunos, pais e professores, mas está ameaçada 14 de Novembro 15H:47
SERVIÇO | Por Max Augusto

Merenda escolar em Canindé é aprovada por alunos, pais e professores, mas está ameaçada

No município de Canindé de São Francisco as determinações contidas no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) estão sendo cumpridas à risca. E como resultado, uma merenda escolar saudável, nutritiva e aprovada por alunos, pais e professores, é servida diariamente pelos profissionais da VBX Refeições Coletivas, empresa responsável pela alimentação escolar em Canindé.

Mas tudo isso está ameaçado, porque a prefeitura acumula uma grande dívida com a empresa responsável pelo fornecimento da merenda. O passivo já é superior a R$ 1,3 milhão.

Essa dívida inviabiliza a atuação da empresa, que precisa comprar gêneros alimentícios de qualidade e manter em dia salários de merendeiras, nutricionistas e outros funcionários.

A acumulação de um montante alto de dívida com a empresa já levou à suspensão temporária do serviço, prejudicando os estudantes. Para piorar, a prefeitura sequer negocia com a empresa um prazo para pagamento do saldo devedor.

Merenda de qualidade
São 23 escolas atendidas com uma média de 7 mil refeições diárias, onde uma grande equipe de merendeiras, nutricionistas, fornecedores e supervisores fazem de tudo para que a logística da merenda escolar no município seja eficaz.

"Dou nota dez à merenda das escolas municipais de Canindé. É um conjunto que vai desde o manuseio à limpeza, até a forma de como arruma a dispensa. Até já adotei essa arrumação em minha própria casa. Os alunos gostam muito, principalmente quando é cachorro-quente", afirma Roseane Lúcia, diretora da Escola Municipal Maria do Carmo do Nascimento, a maior escola do município com, atualmente, cerca de 1300 alunos.

Estoque e cuidados
A VBX Refeições Coletivas atua no município de Canindé de São Francisco desde o final de 2012, e para que tudo esteja impecável, algumas rotinas são mantidas, a exemplo da entrega semanal de perecíveis (carnes em geral, frutas, legumes, bebida láctea) e quinzenal para os alimentos estocáveis (arroz, feijão, macarrão, biscoito, temperos) e dos produtos de limpeza.

Alguns cuidados também são tomados, como a entrega realizada em um caminhão bipartido, 1/3 refrigerado e 2/3 temperatura ambiente. No ato do recebimento, as merendeiras fazem algumas verificações como a validade, rótulo visível, temperatura de congelamento mantida, cor, odor, se não há sinais de descongelamento etc.

Para Reginaldo Barros, diretor da Escola Municipal Agrovila, a satisfação dos pais também pode ser notada através dos filhos. "Eles chegam em casa contando qual foi o cardápio porque os pais comentam conosco. Sou aquele diretor que entra na cozinha para ver de perto, sem contar que sou o provador (risos). É uma merenda de qualidade e limpa", afirma Reginaldo.

O cardápio é pré-estabelecido no edital da licitação, elaborado pela nutricionista do município. Mensalmente é feito uma adequação de dias úteis e solicitada a aprovação da nutricionista da Prefeitura. Também é feita uma adequação de frutas, verduras e legumes de acordo com a sazonalidade dos itens.

"Além da preocupação do que está sendo ofertado às crianças, nós, profissionais da VBX Refeições Coletivas, também nos preocupamos com a higiene das preparações. Para isso nossos nutricionistas fazem visitas periódicas às escolas sempre relembrando os procedimentos adequados para a manipulação de alimentos", finaliza Joan Brandão, gerente da VBX.

 

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.