Poder e Cotidiano em Sergipe
Mais de 600 denúncias já foram registradas pelo Aplicativo Disque Denúncia SE 9 de Janeiro 9H:19

Mais de 600 denúncias já foram registradas pelo Aplicativo Disque Denúncia SE

Decorridos pouco mais de 160 dias do lançamento do aplicativo de Disque Denúncia SE, os números são positivos e confirmam que seu objetivo está sendo alcançado.

 

O app foi lançado no dia 12 de julho deste ano com a intenção de aproximar a população colaboradora do trabalho policial. Além disso, agora não é necessário que o denunciante se desloque até delegacias ou fóruns para fazer as denúncias, o que garante sua segurança.

 

Todo o sistema é simples e de fácil navegação, bastando apenas que o denunciante registre e-mail e senha para poder utilizá-lo, todos os dados fornecidos permanecerão em total sigilo. Segundo o secretário de Segurança Pública, João Batista dos Santos Júnior, a ideia é aproximar o cidadão da polícia e inseri-lo na luta contra o crime, já que a nova tecnologia vai garantir o anonimato.

 

“A pessoa que passa a informação não se compromete em ter que comparecer à delegacia ou ao fórum para prestar esclarecimentos, mas torna-se uma parceira indispensável da segurança pública”, disse.

 

Em 2016, foram registrados cerca de 28 cadastros realizados por dia no aplicativo, que já conta com 4.664 usuários cadastrados. Este número representa um aumento de aproximadamente 48% de usuários em relação ao número registrado há dois meses. 

 

Já foram registradas 694 denúncias, uma média de quatro denúncias diárias. Todas as notificações recebidas passam por um processo de triagem para que se verifique a veracidade delas. Destas, por volta de 60% foram encaminhadas para a unidade responsável para averiguação.

 

Do total de denúncias, quase 30% utilizaram o recurso disponibilizado para que se envie mídias diretamente à polícia, como fotos e vídeos. Por meio desse artifício, é possível também inserir o endereço do local a ser denunciado, que gera um mapa em seguida para otimizar o trabalho da polícia, mais de 56% já apontavam uma localização exata no mapa.

 

Dessas 694, cerca de 228 registros foram feitos com os suspeitos previamente identificados. Até o último dia da coleta de dados, foram apontadas 284 pessoas denunciadas. Os crimes mais denunciados são caracterizados como tráfico de drogas e roubo.

 

Como utilizar

Após o cadastro, o usuário é levado à próxima tela para escolher o tipo de denúncia que deseja fazer. Uma lista de crimes é mostrada e ao clicar sobre o nome, uma tela aparece para que o usuário descreva o crime e, se desejar, pode incluir as fotos, vídeos ou mapas.

 

Feitos esses procedimentos, um resumo de tudo que foi feito pelo denunciante aparece para conferência. As informações são encaminhadas diretamente para a sede do Disque Denúncia 181, para serem investigadas pela equipe de policiais da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial (Dipol) ou das demais delegacias da Polícia Civil.

 

ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.