Poder e Cotidiano em Sergipe
Justiça anula gratuidade no transporte coletivo aos maiores de 60 anos 23 de Maio 12H:34
COTIDIANO | Por Max Augusto

Justiça anula gratuidade no transporte coletivo aos maiores de 60 anos

Na manhã de hoje o Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE) suspendeu a gratuidade de passagens no transporte coletivo aos maiores de 60 anos.

Por unanimidade, o Pleno do TJ/SE concedeu liminar na ação direta de inconstitucionalidade que visava anular lei municipal aprovada pelos vereadores, que concedia esse direito.

O relator da demanda foi o desembargador José dos Anjos e a decisão deve ser publicada amanhã. O número do processo é o 201800110552 .

O autor da ação foi a Federação das Empresas de Transportes dos Estados da Bahia e Sergipe (Fetrabase), que alegou a inconstitucionalidade da lei.

Segundo a federação, houve inconstitucionalidade por vício de iniciativa (a matéria seria de iniciativa exclusiva do Executivo) e material (a lei aprovada pelos vereadores não identifica a fonte de custeio da gratuidade).

Segue o trecho da Lei Orgânica de Aracaju que embasou o pedido da Fetrabase e a decisão dos desembargadores:

Art. 239 – O equilíbrio econômico-financeiro dos serviços de transporte coletivo deve ser assegurado pela compensação entre a receita auferida e o custo total do sistema.
(...)
§ 2º - A fixação de qualquer tipo de gratuidade no transporte coletivo urbano só pode ser feita mediante lei, que contenha a fonte de recursos para custeá-la, salvo os casos previstos nesta Lei Orgânica, que constarão na planilha de custos.

 

FOTO Elza Fiuza_ABr

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.