Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson lança Plano de Desenvolvimento Regional 7 de Junho 18H:54

Jackson lança Plano de Desenvolvimento Regional

O governador Jackson Barreto apresentou, na manhã desta quarta-feira, 07, o Plano de Desenvolvimento Regional – PDR Sergipe.

 

A solenidade aconteceu no Palácio dos Despachos e contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Marlon Cambraia, e do coordenador de Cooperação e Articulação de Políticas da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste - Sudene, Luiz Eduardo Machado Pereira.

 

O Plano significa o alinhamento da Política Nacional de Desenvolvimento Regional no estado e tem como foco a identificação das diretrizes estratégicas capazes de promover o desenvolvimento, de médio e longo prazo, em especial, dos espaços menos desenvolvidos.

 

Para o governador Jackson Barreto, o Plano define metas e estratégias, sendo capaz de integrar todos os territórios do estado e definir os investimentos que serão capazes de ser colocados em cada região.

 

 

"É preciso que a gente não deixe os municípios isolados um do outro. Nós estamos fazendo um trabalho de pensar o Estado, de agir e trabalhar para modernizá-lo. Exemplo disso é que, nesta mesma semana, o governo do Estado se reuniu com a Petrobras para debater investimentos. Além disso, hoje mesmo visitamos a Termoelétrica, que será um elemento altamente indutor do desenvolvimento do estado. Também discutiremos a agricultura, com a incorporação da soja no nosso estado, estamos fortalecendo essa nova fronteira agrícola que se apresenta. São ações que fazem parte de um desenvolvimento integrado, com bases nos territórios sergipanos, de acordo com suas potencialidades", ressaltou.

 

Secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração, Marlon Cambraia, explicou que Sergipe é um dos poucos estados da Federação que foi contemplado com um plano desta natureza. Marlon disse que a ideia é que o Plano seja realmente implementado.

 

"Ele foi feito com bases concretas e um estudo em conjunto para que possa surtir efeito. Sergipe é um estado que vem evoluindo e que precisa pensar a médio e longo prazo. Precisa pensar de forma a utilizar as potencialidades nas cadeias produtivas que trabalhem e ocupem o território de uma forma mais consistente nas regiões mais carentes. Então, foi concebido a quatro mãos com um engajamento muito forte do governo do Estado. Isso dá uma grande legitimidade. Além disso, todas as informações foram balizadas na Política Nacional de Desenvolvimento Regional, em consonância com o Plano Estratégico do Governo de Sergipe. Houve realmente um alinhamento dessas ideias, que condiz com os objetivos da ODS, compromisso que o Brasil assumiu com a ONU, no tocante ao desenvolvimento sustentável", relatou.

 

O PDR contempla ações de curto (02 anos), médio (05 anos) e longo prazo (10 anos) em três eixos de desenvolvimento: desenvolvimento Institucional; produtivo, o qual contempla desenvolvimento rural sustentável; competitividade Industrial e interiorização da infraestrutura produtiva; inovação e dinamismo econômico no setor de comércio e serviços; e turismo sustentável baseado na cultura e riqueza natural. O terceiro eixo é o estruturante do desenvolvimento, com foco nos programas nas áreas de saúde, educação, habitação e cultura.

 

Integração

Em Sergipe, o PDR contou com a coordenação a secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e Ministério da Integração (MI), apoiados pela secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e da secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia de Sergipe (Sedetec). Sua execução foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS).

 

Rosman Pereira dos Santos, secretário de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), salientou o trabalho integrado entre os diversos órgãos e a sociedade para elaboração do documento.

 

"Nesses 180 dias, Sergipe foi pensado em ações planejadas para o presente e para o futuro ao longo dos próximos 30 anos para que possamos ter um Estado prospero com desenvolvimento econômico. É com muita satisfação e que saímos satisfeitos com o que o Estado tem pensado não somente para o presente, mas também para o futuro", enfatizou.

 

Para o superintendente de Estudos e Pesquisas da Seplag e Coordenador do PDR-Sergipe, Ciro Brasil, o documento significa a forma como a sociedade sergipana pensar no futuro. Ciro explicou todo o processo de desenvolvimento do Plano.

 

"Inicialmente, o documento chegou com dados estáticos e geográficos do Estado. Depois, trabalhamos dados primários, entrevistando várias lideranças no âmbito empresarial, governamental, acadêmico e político. Daí, realizamos quatro conferências municipais para ouvir a população do interior do Estado. Desta forma, acredito que foi um processo muito democrático e plural para ouvir diversos segmentos para que pudéssemos chegar nesta proposta final".

 

Segundo ele, o Plano compreende várias linhas de atuação. “A parte de turismo recebeu muito destaque, tanto pelas pessoas que participaram pela pesquisa online, quanto pelos entrevistados. A perspectiva é que hoje seja o pontapé inicial. Para que a gente repactue metas para a área de turismo, na área industrial e agrícola. O mais importante é ter continuidade e se adequar as mudanças de conjunturas econômicas que estamos tendo. O importante que tenhamos a sociedade, os gestores rediscutindo esse plano a todo momento, declarou.

 

O governo de Sergipe, alicerçado nos princípios da integração, da motivação da redução das desigualdades sociais e econômicas e da acessibilidade da população às políticas públicas, adota diretrizes voltadas para a sustentabilidade econômica, a igualdade de acesso aos recursos e políticas sociais de sua gente e o respeito às questões ambientais.

 

A integração da administração na gestão das ações e políticas públicas prevista no PDR Sergipe é uma estratégia que objetiva não apenas a otimização dos recursos humanos e financeiros como também ao acesso dos serviços por um número de beneficiários, levando a uma futura universalização dos serviços.

 

Histórico

Os primeiros passos do PDR-Sergipe foram dados ainda em 2016, em novembro e dezembro, com a realização de reuniões preliminares de alinhamento e elaboração do plano de trabalho.

 

O PDR prosseguiu, nos meses de dezembro de 2016 e janeiro de 2017, com o levantamento e análise de dados primários e secundários. A metodologia usada na elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional do Estado de Sergipe contou com entrevistas de agentes do desenvolvimento, consulta à população por meio de questionário on-line e, sobretudo, com a realização de diversas oficinas para discussões nas Cidades-Polos (Aracaju, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora da Glória) que permitiram reafirmar os compromissos do Governo de cuidar das pessoas e construir o futuro a partir do fortalecimento das atividades econômicas priorizadas no Plano.

 

Presenças

Acompanharam a solenidade, o vice-governador, Belivaldo Chagas; o secretário de Estado do Planejamento Orçamento e Gestão, Rosman Pereira dos Santos; o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia, José Augusto Pereira; o secretário de Estado do Desenvolvimento Agrário e da Pesca, Esmeraldo Leal; o secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho; demais secretários estaduais, agentes públicos e representantes de entidades sociais.

 

ASN

 Foto: Victor Ribeiro/ ASN

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.