Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson convida Judiciário e MP para unir forças contra criminalidade 29 de Fevereiro 18H:51

Jackson convida Judiciário e MP para unir forças contra criminalidade

O governador Jackson Barreto reuniu-se, no final da manhã desta segunda-feira, 29, com o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe (TJ/SE), desembargador Luiz Mendonça, o procurador geral do Ministério Público de Sergipe (MPE/SE), Rony Almeida e membros do Governo, em especial da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), para o desenvolvimento de um Plano Integrado de Segurança Pública no estado. O objetivo é combater de forma célere e efetiva a violência em Sergipe.


“Essa reunião é para integrar os poderes e instituições ligadas à Segurança Pública no combate à violência no nosso estado. O Ministério Público, o Tribunal de Justiça, o Governo do Estado, todos, contribuirão para que haja uma integração perfeita, uma sintonia para darmos respostas à sociedade. Nós, do Governo do Estado, ficamos muito felizes com esta ação, pois o que estamos fazendo aqui é uma discussão no sentido de juntarmos as nossas forças e buscarmos resultados”, afirmou o governador.


Para o secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista, a iniciativa de um trabalho integrado entre o Governo e as instituições diretamente ligadas à Segurança no Estado se dá em busca de resultados já determinados como prioridade da gestão da SSP, com foco na diminuição da criminalidade. “O que queremos é desenvolver, juntos, um trabalho coeso para combater a violência no estado”.

A ação de integração é inédita no estado, como explicou Jackson Barreto. “É um fato novo, pela primeira vez no estado há uma reunião, uma integração de pessoas que têm responsabilidade com a segurança, no sentido de tentar discutir políticas para tentar melhorar a segurança. São iniciativas que a população está esperando”.


De acordo com o presidente do TJ/SE, Luiz Mendonça, a medida se dá em torno de um cenário onde foram discutidas sugestões, ideias e apresentado o apoio para que se desenvolva um trabalho de segurança pública profícuo, de compromisso e responsabilidade para a sociedade como um todo.


“Todos que integraram a reunião trouxeram sugestões para que todas essas soluções sejam, no menor espaço de tempo, efetivadas. A população espera de todos nós, como homens públicos responsáveis, uma resposta. É um elenco de medidas que terá uma participação dos poderes que integram a segurança pública. Quando se fala em segurança pública, tem que se falar em Judiciário, Ministério Público e Secretaria de Estado atuando juntos, pois há uma preocupação de todos esses segmentos. Por isso, nada mais justo que o governador, preocupado com uma solução, uma resposta rápida, reúna todos para trocarmos ideias e chegarmos a soluções”.


O procurador geral Rony Almeida esclareceu que essa foi apenas a primeira reunião ocorrida entre as instituições de Segurança e que ações semelhantes já foram adotadas e mostraram resultados em outros estados e países. Para Rony, a iniciativa demonstra a preocupação do governador com a segurança da população sergipana.


“É apenas a primeira de uma série de reuniões. Nunca tomei conhecimento de uma reunião onde o próprio governador, preocupado com a questão da segurança, tomasse a iniciativa e trouxesse à mesa o Ministério Público, o Poder Judiciário, Casa Civil, Polícia Civil, Polícia Militar e Casa Militar, em uma demonstração clara de que nós precisamos fazer algo.
Sergipe chegou a uma média inaceitável de homicídios e o que queremos fazer é tomar medidas de prevenção e de combate à criminalidade. O MPE e todos aqui presentes estarão apoiando esse trabalho conjunto”.


Ainda, de acordo com o procurador do MPE, o combate a violência só pode ser feito com a contribuição de todos. “Acredito que essa solução compartilhada, com as pessoas todas se dando as mãos e não simplesmente achando que é obrigação do outro, pois é obrigação de todos nós, vai alcançar resultados. As pessoas, em Sergipe, têm que voltar a ter a sensação clara de segurança. Que a gente possa mandar um recado de que neste estado o crime não compensa. Começaremos com o evento do MPE, em março, para discutir segurança e segurança pública e também haveremos de criar um fórum de segurança pública em Sergipe. A gente parte para um patamar novo, onde as cúpulas das instituições demonstram essa preocupação mais efetiva com a Segurança do que em outras oportunidades”, expôs Rony Almeida.


Já o secretário de Estado de Governo, Benedito Figueiredo, informou que o governador autorizou um estudo para o uso e aquisição de ‘drones’ (aeronaves não tripuladas e pilotadas por controle remoto) para a SSP, como ferramenta de combate à criminalidade. Entre outras funções, o equipamento pode, com auxílio de uma câmera instalada, fazer imagens aéreas para o monitoramento de espaços públicos ou que possivelmente poderão ser usadas em investigações de crimes.  


Também participaram da reunião, o comandante geral da Polícia Militar, coronel Marcony Cabral, o delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira e o chefe do Gabinete Militar, coronel Eduardo Henrique Santos.


Fonte: ASN
Foto: Marcos Rodrigues/ASN

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.