Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson construiu 23 escolas e diz que revolucionou a educação em Aracaju 28 de Julho 17H:29

Jackson construiu 23 escolas e diz que revolucionou a educação em Aracaju

Jackson Barreto lembra que zerou o déficit de salas de aula que existia na época

O ano era 1985 e o retrato do sistema público educacional da capital sergipana não era bom. Na época, dez mil crianças na faixa-etária dos sete aos 14 anos estavam fora da escola. Segundo o governador Jackson Barreto (PMDB), ex-prefeito de Aracaju, esse foi um dos maiores desafios que precisou encarar, à frente da administração municipal, em 1986 – na primeira eleição direta desde o golpe militar, Jackson foi eleito com a maior votação do país, em termos proporcionais.



“Quando assumimos a Prefeitura, Aracaju tinha um déficit de mais de dez mil crianças fora da escola, na faixa etária de 7 a 14 anos, que era de responsabilidade do município. Com a minha segunda gestão, construímos 23 escolas e zeramos o déficit escolar de Aracaju. Foi uma grande vitória”, relembra Jackson Barreto.


Jackson construiu 23 escolas e 12 creches em Aracaju, durante os seus dois mandatos de prefeito (iniciados em 1986 e 1992). Antes dele, a última escola municipal havia sido construída há vinte anos. O quadro de escolas públicas à época não chegava a 80, sendo que 35 eram estabelecimentos conveniados, sem nenhuma estrutura decente que fizesse valer a alcunha de “centro do saber”.


A professora Iara Maria Campelo Lima, 63 anos, foi uma das personagens centrais desse projeto de Jackson Barreto. Na época, Iara Campelo foi coordenadora de Ensino do Primeiro Grau, e mais tarde secretária adjunta do então secretário municipal de Educação Jorge Carvalho. Ela conta com orgulho que um dos grandes diferenciais na época em que Jackson estava à frente da Prefeitura de Aracaju, além de construir unidades e qualificar professores, era a preocupação em batizar as escolas novas com nomes de figuras históricas que contribuíram para o desenvolvimento do Brasil, como forma educativa, a exemplo da escola municipal que leva o nome do saudoso sergipano Orlando Dantas, no bairro Veneza; da Escola Juscelino Kubitschek, na Coroa do Meio; da Escola Alcebíades Vilas Boas, no bairro Industrial e da Escola Olga Benário Prestes, no Santos Dumont.


E foi justamente com o nome de Olga Benário Prestes, esposa do lendário Luís Carlos Prestes, o Cavaleiro da Esperança, que Jackson inaugurou em 1987 a primeira escola de sua gestão, lá no bairro Santos Dumont, zona Norte. Segundo Iara Campelo, a solenidade pode ser considerada antológica, por um motivo simples: Luiz Carlos Prestes e sua filha, Anita Leocádia Prestes, participaram do ato histórico.


“Foi um grande evento. Um dia muito importante para a história de Aracaju e Sergipe. Lembro-me que Luiz Carlos Prestes ficou bastante emocionado. Havia uma multidão nos aguardando. Sua filha, Anita, também se emocionou. Jackson foi feliz ao escolher o nome da esposa de Prestes para ser eternizada numa escola”, relembra.


Iara Campelo destaca ainda que a educação em Aracaju pode ser vista e dividida em dois momentos: antes e depois de Jackson Barreto. “Porque ele fez uma verdadeira revolução”, conta, ao destacar que foi na gestão de Jackson que a Administração Colegiada foi, de fato, implantada.


Com as escolas erguidas, foram registrados avanços, como a diminuição do déficit escolar, a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, a redução gradativa do número de alunos por turma até se alcançar os parâmetros de vinte alunos por sala na pré-escola e de trinta alunos/turma no segundo grau.


Concurso público
Jackson também lançou concurso público para o magistério, interrompendo um hiato de duas décadas desde o último certame. Com escolas novas, novos professores eram necessários. “Na época, nosso princípio básico era qualidade, acesso e permanência, e isso só se dá dentro de uma processo democrático. Havia vinte anos que não se fazia concurso público e vinte anos que não se construía uma escola. As escolas conveniadas que existiam não tinham qualidade e representavam, na maioria das vezes, um campo eleitoral”, reforça Iara Campelo, em tom de nostalgia.


Para sintetizar a atuação de Jackson Barreto na Prefeitura de Aracaju no que se refere à educação, Iara Campelo foi categórica. “Definiria como participativa e compromissada. A figura do então prefeito e hoje governador Jackson Barreto representa isso com a política educacional”.

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.