Poder e Cotidiano em Sergipe
Jackson busca liberação orçamentária para duplicação de abastecimento de água em Lagarto 25 de Abril 19H:16

Jackson busca liberação orçamentária para duplicação de abastecimento de água em Lagarto

As obras de duplicação do abastecimento de água em Lagarto voltaram a ser discutidas pelo governador Jackson Barreto em Brasília, nesta terça-feira, 25.

 

Em reunião com o secretário substituto de Saneamento Ambiental do ministério das Cidades, Olavo de Andrade Lima, e o deputado federal Fábio Reis, o governador solicitou liberação orçamentária para duplicação do abastecimento de água em Lagarto, na adutora do Piauitinga, que está paralisada por conta dos cortes orçamentários no PAC.

 

O investimento de R$ 83.514.821,00 atende o crescimento populacional do município, que saltou de 94 mil habitantes para 101 mil, após a implantação do campus da Universidade Federal de Sergipe, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

 

A obra contará com uma captação, uma Estação de Tratamento de Água (ETA), uma estação elevatória de água tratada, 46,6 km de adutoras, um reservatório de distribuição com capacidade de 2.000 m³ e 14.436 ligações prediais.

 

Para que a obra seja licitada, o governo solicita suplementação de dotação orçamentária no valor 20% da obra. Natural de Lagarto, o deputado federal Fábio Reis ressaltou a importância do investimento para o município e informou que debaterá a pauta com o ministro das Cidades, Bruno Araújo, nos próximos dias.



“A duplicação da adutora do Piauitinga é de extrema importância pata Lagarto porque a rede de abastecimento da cidade foi projetada para 50 mil habitantes e, hoje, temos mais de 100 mil. Já temos os recursos para a obra, uma conquista desse governo e da bancada federal por meio do PAC. Estamos buscando que o Ministério refaça sua planilha orçamentária para incluir o recurso financeiro da obra, dessa forma, o governo inicia a duplicação ainda este ano”, afirmou Reis.


No último dia 11, o governador esteve com o ministro do Planejamento, Dyogo Henrique de Oliveira, para tratar do tema e explicou, na ocasião, que a ampliação do sistema Piauitinga vai duplicar a capacidade de abastecimento de água no município de Lagarto, beneficiando uma população superior a 190 mil habitantes.

 

ASN

 

Comentários

  • Seja o(a) primeiro(a) a comentar!

Deixe seu comentário

Imagem de Segurança
* CAMPOS OBRIGATÓRIOS
Whatsapp

Receba notícias no seu Whatsapp.

Cadastre seu número agora mesmo!

Houve um erro ao enviar. Tente novamente mais tarde.
Seu número foi cadastrado com sucesso! Em breve você receberá nossas notícias.